A primeira rodada do torneio feminino de Wimbledon, o mais tradicional Grand Slam do circuito de tênis, apresentou uma grande surpresa: a jovem norte-americana Cori Gauff, de 15 anos, derrotou nesta segunda-feira um dos ícones do esporte, sua compatriota Venus Williams, de 39 anos, por 2 sets a 0 (duplo 6/4).
Venus Williams é ex-número 1 do mundo e tem no currículo a conquista da competição britânica em cinco ocasiões (2000, 2001, 2005, 2007 e 2008). Além disso, ela também venceu o US Open. As irmãs Williams – Vênus e Serena, que também ocupou o topo do ranking do esporte feminino – são a grande inpiração da novata.
“Eu falei para ela: obrigado por tudo o que você fez. Eu não poderia estar
aqui sem você. Sempre quis dizer isso para ela”, declarou Cori Gauff logo depois da partida. A atleta foi às lágrimas após o triunfo.
Gauff, número 273 do ranking mundial, chegou à chave principal do torneio de Wimbledon após convite para a fase qualificatória e obter três vitórias seguidas. Ela, há dois anos, tornou-se a mais jovem atleta a alcançar a final juvenil do US Open e ano passado venceu Roland Garros na categoria.
A norte-americana se tornou a tenista mais jovem a vencer uma partida na grama inglesa desde 1991. Ela é agenciada pela Team8, empresa do tenista Roger Federer, multicampeão e, atualmente, terceiro do ranking mundial masculino, e possui contratos de patrocínio com as empresas New Balance e Barilla.
Na segunda rodada do torneio feminino de Wimbledon, Cori Gauff enfrentará a eslovaca Magdalena Rybarikova.