A programação da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) promete muitas trocas positivas para os amantes da literatura. Um dos escritores que estarão presentes no evento é Alê Garcia, que irá participar do painel “O Mercado do Livro como Agente de Inclusão e Diversidade” nesta quinta-feira (24) das 19h às 20h15.
Convidado pela PublishNews, o autor de “Negros Gigantes”, livro que traz a trajetória de personalidade negras, se junta aos outros participantes para discutir sobre o mercado do livro, a Lei do Preço Fixo e outros assuntos sobre o cenário editorial de livros no país.
“Um festival como a FLIP, assim como a Bienal, são corroborações de uma trajetória. Certificações formais que o mercado nos proporciona, como escritor. Estar lá, portanto, tem uma importância formal muito grande mas, como disse, pra mim tem uma importância sentimental gigantesca. Adoro demais a sua estrutura também: uma cidade histórica e praiana que tem suas ruas invadidas por pessoas apaixonadas por livros e literatura, distribuídos por todos os cantos”, conta Alê Garcia.
Leia mais: Museu das Favelas de São Paulo será aberto ao público no próximo sábado (26)
Rio de Janeiro recebe 1º Encontro das Nações de Povos Tradicionais
Além de acompanhar o escritor no painel, os espectadores da Flip poderão adquirir o seu livro. Eventos como este possuem sempre uma troca muito grande entre participantes e os escritores, e Alê comenta como está ansioso por está troca e como o evento é importante para fomentar a literatura, ao passo que democratiza o acesso aos livros.
“A FLIP é uma grande celebração da literatura. Ela literalmente espalha livros e o sentimento que temos de carinho por eles pelas ruas de uma cidade onde todos amam estar. É quando a literatura, normalmente tão elitizada e academicista no Brasil, pode ser naturalizada desta forma, é sempre algo a se comemorar. Creio que seja uma maneira inteligente de apresentar o livro a jovens novos leitores, e é uma grande festa para os escritores”, compartilha o autor.
O escritor Alê Garcia estará no painel junto dos escritores Pedro Rhuas, Larissa Caldin, Raquel Menezes, Haroldo Ceravolo Sereza, com mediação de Talita Facchini. A Flip iniciou na última quarta-feira (23) e se estende até a próxima (27) com uma programação extensa para os participantes. Na edição deste ano, a autora homenageada é Maria Firmino dos Reis, importante escritora que inaugurou a literatura de romance abolicionista no país.