O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta terça-feira (25), o envio de militares federais para realizar a segurança de locais de votação no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo domingo (30).
As forças vão atuar em 80 localidades de quatros estados – no Acre (20 municípios); no Mato Grosso (39 municípios), em Mato Grosso do Sul (11 municípios) e no Tocantins (10 municípios). A decisão será encaminhada ao Ministério da Defesa, que será responsável pela logística de distribuição das tropas.
O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo da polícia local.
No primeiro turno, 561 localidades de 11 estados contaram com a presença de militares durante o pleito.
No Rio de Janeiro, um veículo blindado da Polícia Militar, conhecido popularmente como “caveirão”, ficou coberto de santinhos de candidatos neste domingo (2), enquanto circulava por ruas do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Em um vídeo que circulou nas redes sociais moradores subiram no veículo, jogando panfletos para o ar.
Em nota a PMERJ informou que um dos blindados foi cercado por populares durante deslocamento na comunidade Baixa do Sapateiro, quando regressava à unidade. De acordo com o comando da unidade, não houve acidente e nem feridos durante a ação.
Via Agência Brasil
0 Replies to “TSE confirma envio de tropas para garantir segurança no segundo turno”