Entre os dias 29 de outubro e 6 de novembro será realizada a A IV Mostra de Teatro de Heliópolis, na Casa de Teatro Maria José de Carvalho (no Ipiranga), no CEU Heliópolis e em ruas da comunidade, com atividades gratuitas, incluindo transporte até os locais.
O evento apresenta um panorama teatral de artistas e grupos periféricos, atuantes em comunidades populares ou periferias do estado de São Paulo. A programação é formada por 14 sessões teatrais (adultos, infantis e teatro de rua) e duas oficinas de formação.
Na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, sede da Companhia de Teatro Heliópolis, apresentam-se os grupos/coletivos: Filhas da Dita (Canto das Ditas, 29/10), TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo (Bom Retiro Meu Amor, 30/10), Éssa Compania de Teatro (Ensaio Para Dois Perdidos, 03/11); Núcleo Abre Caminhos (Kuami, Caminhos Para Identidade, 04/11), Tô em Outra Cia de Teatro (Guerra de Papel – Uma Tragédia Urbana, 05/11) e A Próxima Companhia (Guerra, 06/11). Todas as sessões serão seguidas por rodas de conversa com a plateia.
Espetáculos infantis e circenses levam humor e diversão ao CEU Heliópolis – Grupo Manjarra / Mundu Rodá (29/10) e Impacto Agasias (31/10) – e tomam conta de várias ruas do bairro com: Painé Santamaria (29/10); Terrô e Disgraça (01/11); Ciclistas Bonequeiros e Cia. Madeirite Rosa (02/11); Palhaça Curtiça (04/11); Cia Pé no Asfalto (05/11); e Grupo Teatral ApanelA (06/11).
As inscrições para as oficinas – ministradas por Nina Giovelli (Oficina de Corpo e Dança, 31/10 e 02/11)) e Clayton Nascimento (CorpoPreto EmCena, 01 e 03/11) – devem ser feitas, até o dia 23 de outubro, por meio de ficha disponibilizada no Instagram da Mostra e no site.
Realizada pela Companhia de Teatro Heliópolis e pela MUK, a quarta edição da Mostra de Teatro de Heliópolis tem como objetivo fortalecer, estimular e difundir a criação artística de grupos e artistas atuantes em comunidade populares, bem como oferecer oportunidades e visibilidade à rica e pulsante cena teatral periférica.
Leia também: Espetáculo de dança “Quilombo” destaca cultura periférica como refúgio e resistência
A curadoria foi realizada pelo professor e crítico teatral Alexandre Mate. Miguel Rocha, fundador da Cia. de Teatro Heliópolis, assina a direção artística e Daniel Gaggini, a direção de produção do evento. Este projeto foi contemplado pelo ProAC Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
0 Replies to “IV Mostra de Teatro de Heliópolis acontece entre 29 de outubro e 6 de novembro”