O candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), se autodeclarou pardo no registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, de acordo com documentos apresentados pelo Portal A Tarde, no registo inicial, o candidato havia se autodeclarado branco. Menos de dez dias para as eleições, a situação gera polêmica.
O Requerimento de Registro de Candidatura no TSE, feito em 7 de agosto deste ano, indica que a declaração racial do candidato constava como branco. Veja o documento abaixo.
A candidata a vice-governadora, Ana Coelho (Republicanos), também autodeclarou parda. Mas na última semana, após a repercussão ganhar grande proporção na internet, Ana alterou seu registro e se autodeclarou branca. Diferente de ACM Neto, que manteve sua declaração.
Em uma publicação nas redes sociais, Neto afirmou que sempre se considerou pardo. “Você sabe como é que era a minha declaração quando eu fui candidato em 2016 e não havia financiamento eleitoral, e não havia cotas para pardos e negros? Pardo. Eu sempre me declarei pardo”, diz no vídeo, se referindo a sua candidatura à prefeitura de Salvador.
Questionado sobre sua autodeclaração e sobre a possibilidade de receber recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para pessoas negras, em entrevista ao Jornal Bahia Meio Dia, o candidato negou que considerava negro. Informado de que para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pessoas pretas e pardas são consideradas negras, Neto acusou a instituição de estar errada.
“Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso”, disse o candidato, em entrevista. Veja o vídeo.
Repercussão nas redes
Com a polêmica ganhando grandes proporções nas redes sociais, alguns usuários da internet alegaram que Neto havia feito “bronzeamento artificial” para defender a autodeclaração, alegando que o tom de pele do candidato estava mais escuro tanto nas entrevistas quanto nas propagandas eleitorais, após as recentes declarações.
Em entrevista ao Estadão, entretanto, ACM neto negou que havia feito o procedimento estético, e afirmando que o bronzeamento aconteceu durante os atos de campanha. “Só quem pode ter feito esse comentário é quem vive dentro de gabinetes com ar condicionado. Porque eu vivo – e esses dias, principalmente – no chão, andando pelas ruas da Bahia, ou em cima de um carro em carreata”, afirmou o candidato.
0 Replies to “ACM Neto mudou a autodeclaração no TSE de branco para pardo”