Espaço do Id_Br no Rock in Rio Brasil levou a pauta racial para a cidade do rock

WhatsApp-Image-2022-09-12-at-00.28.29.jpeg

O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), organização comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial no Brasil, fez história na 9ª edição brasileira do Rock in Rio. O Instituto levou, pela primeira vez, um importante debate para a Cidade do Rock, com a campanha “Toca meu coração”, abordando os impactos do racismo na sociedade e no cenário musical. 

Em uma ação pioneira – já que é a primeira vez que o maior festival de música e entretenimento do mundo está com um local exclusivo para falar sobre diversidade racial – o ID_BR contou com o espaço “IDENTIDADES”, localizado em um ponto estratégico próximo ao Palco Mundo, gratuito e aberto ao público. Toda a decoração do espaço tem como inspiração grandes festivais e nomes negros e indígenas da música. 

No locaL, também teve uma programação especial de talks que trouxeram discussões sobre temas como “Arte é poder! Territórios marginalizados e a música”, “Eu não vou sucumbir: O legado de Elza Soares”, “Como sua ancestralidade interfere na sua arte?”, entre outros. As conversas foram mediadas por Luana Génot, diretora executiva do Id_Br, e Tom Mendes, diretor financeiro do instituto. 

Nós queremos tocar o coração de todos e, por isso, o ID_BR e o Rock in Rio Brasil se uniram pela primeira vez para somar e ecoar nossas vozes pela educação antirracista. Durante o festival queremos conscientizar o público sobre a importância da promoção da igualdade racial, além de dialogar sobre os caminhos para acelerá-la”, comenta Luana Génot, fundadora do ID_BR. 

Luana Génot, Thiaguinho e Tom Mendes

instituto também teve a guitarra inédita “Sim à Igualdade Racial”, que será usada em eventos musicais do Instituto. Em formato de coração, o instrumento passou por artistas que se apresentaram no evento em prol de levar a mensagem da igualdade racial e, posteriormente, será leiloada para gerar fundos para ações de educação realizadas pela organização.  

Ao ecoar diversas vozes e fazer circular a Guitarra Sim à Igualdade Racial, queremos fazer história, tocar corações, reforçar e visibilizar as potentes narrativas de protagonismo negro e indígena. Há lugar para todas as narrativas no palco da igualdade, sim!”, complementa Tom Mendes.  

LEIA TAMBÉM: Instituto Marielle Franco inaugura estátua de Marielle Franco no Centro do Rio

0 Replies to “Espaço do Id_Br no Rock in Rio Brasil levou a pauta racial para a cidade do rock”

Deixe uma resposta

scroll to top