Um dos atletas mais vitoriosos da NBA, o ídolo do Boston Celtics, Bill Russell, morreu aos 88 anos, neste domingo (31). O anúncio foi feito pelas redes sociais da família no Twitter.
Com 13 temporadas disputadas pela liga de basquete norte-americana, ele chegou a 12 finais e conquistou 11 títulos. Destas conquistas, oito foram consecutivas, entre 1959 e 1966. Uma das marcas de Russell é que jamais disputou qualquer temporada por outra equipe, além do Celtics.
Além disso, ele também recebeu o prêmio de melhor jogador da temporada por cinco vezes e se tornou o primeiro negro a comandar uma equipe de basquete profissional na história dos Estado Unidos, treinando o próprio Boston Celtics, o Seattle Supersonic e o Sacramento Kings.
Ativismos pelo direito dos negros
Em 1961, ainda como jogador do Celtics, Russell liderou um movimento contra “a discriminiação tolerada por tempo demais” e, em 2010, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, oferecida pelo então presidente Barack Obama pelos seus préstimos ao Estado norte-americano.
O ex-presidente Barack Obama, que entregou a medalha ao ex-atleta, lamentou a morte. “Bill foi o maior campeão da história do basquete e, fora das quadras, foi um pioneiro na luta pelos direitos civis, apoiando Martin Luther King e Mohamed Ali”, escreveu Obama em seu Twitter.
Leia também: Slam das Minas BA realiza 1ª batalha de poesia do ano
A Liga de Basquete Profissional Norte-americana (NBA) também publicou nota lamentando a morte de Bill. “Ele representou algo muito maior do que os esportes: os valores de igualdade, respeito e inclusão que ele estampou no DNA da nossa liga” escreveu a NBA.
“Sua influência será sempre sentida”, completou.
A família não divulgou a causa da morte de Bill, mas disse que ele morreu em paz e junto à família, como ele sempre quis.
0 Replies to “11 vezes campeão da NBA, Bill Russell morre aos 88 anos nos Estado Unidos”