A 5ª Festa Literária Internacional da Mantiqueira (Flima) será realizada entre os dias 25 e 28 de agosto, em Santo Antônio do Pinhal (SP), e, neste ano, a Flima 2022 tem o tema “decolonialidade” e a escritora mineira Conceição Evaristo será a autora homenageada.
A Festa conta com mais de 120 atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos, com mesas literárias, lançamento de livros, oficinas, música, teatro e contação de histórias. E também abriga uma feira de produtores com delícias da gastronomia regional.
A programação do Auditório, definida pela curadoria, reúne nomes como Mel Duarte, Sacolinha, Bianca Santana, Camilla Dias, Karina Buhr, Quito Ribeiro, Fido Nesti, Eduardo Suplicy, Mariana Salomão Carrara e Xico Sá. A abertura está agendada para 15h do dia 25 de agosto, com encontros que discutem os caminhos e as fronteiras da sustentabilidade e da cultura, na Serra da Mantiqueira.
Programação paralela
Neste ano, a Flima traz também outra novidade: uma programação muito rica e diversificada definida a partir de edital, com oficinas, rodas de conversa, debates, apresentações musicais e lançamentos de livros, entre outras atividades, que ocupam o pátio, as salas de aula e a quadra da Escola Municipal Noé Alves Ferreira e a Praça do Artesão, principal praça da cidade.
Leia também: Senegalês Khaby Lame é reconhecido como italiano 22 anos depois de chegar ao país
“Nossa intenção, com o edital, foi tornar a curadoria mais horizontal e democrática, de forma que o público e também os artistas pudessem se inserir e estar na programação, ocupando a Mantiqueira. Foi uma decisão natural, alinhada com o pensamento decolonial que orientou nossas escolhas”, afirma Roberto Guimarães, idealizador da Flima.
Para mais informações sobre a Flima e conhecer toda programação, acesse o site, clicando aqui.