Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para quem precisa emitir o título de eleitor ou fazer alguma regularização no documento. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral processe todas as informações dos eleitores que votarão nas eleições de 2022.
Este prazo se estende para quem quer fazer transferência de domicílio eleitoral ou incluir o nome social no documento. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza vários serviços diretamente no seu portal como pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados.
Segundo a Justiça eleitoral, entre 2018 e 2021, mais de 6 milhões de títulos de eleitor foram cancelados por diversos fatores. O principal motivo é o não comparecimento à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas.
Leia também: Agência de risco projeta Brasil com 9ª maior taxa de desemprego do mundo em 2022
O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 4 de maio. No mês de abril, o TSE suspendeu os efeitos do cancelamento devido à continuidade da pandemia. Dessa maneira, os eleitores nessa situação poderão votar normalmente em outubro.
0 Replies to “Prazo para regularizar ou emitir o título de eleitor termina nesta quarta (4)”