De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma de vagas InfoJobs, 75% dos profissionais negros afirmaram que o racismo dificulta a entrada no mercado de trabalho. Já 65% disseram nunca terem sofrido preconceito racial durante os processos seletivos. De acordo com o levantamento, a questão pode ser explicada pelo preconceito velado e no melhor preparo do RH frente à empresa.
“Além da dificuldade em identificar de fato o que é uma forma de preconceito, já que muitas vezes o racismo pode ser velado, como por exemplo em um olhar ou uma forma de falar com diferentes candidatos, existe o fato de que talvez em algumas organizações o RH não expresse racismo durante o processo seletivo, mas ainda assim a questão racial seja um fator que dificulta a colocação profissional”, explica Jefferson Silva, coordenador da plataforma.
Leia também: Número de negros desempregados cresceu nos seis primeiros meses de 2021
Outra questão abordada pelo estudo é a a inserção de profissionais negros apenas nos cargos de entrada das empresas, sem possibilidade real de ascensão à liderança: 86% dos entrevistados acreditam que exista dentro das empresas preconceitos velados ou não, que atuam como barreira que impede o crescimento profissional de pessoas negras. Entre não-negros, 67% acredita que exista preconceito velado nas empresas contra profissionais negros.
Os obstáculos que pessoas negras enfrentam no mercado de trabalho também são dados revelados pela pesquisa. Para 85%, ainda que uma pessoa negra seja extremamente qualificada para uma posição, ela irá enfrentar dificuldades para conquistar uma vaga, quando comparada a um candidato branco. Para 73%, pessoas negras não possuem as mesmas chances que outros profissionais.
O levantamento também perguntou sobre as experiências vividas dentro das empresas. 39% dos respondentes afirmaram já ter sofrido preconceito racial no trabalho. Quando perguntados sobre o que fizeram após o episódio, 61% disse que omitiu a situação, por receio de denunciar, 18% confrontou a pessoa que cometeu a discriminação, 11% reportou aos superiores e apenas 10% compartilhou com o RH. A pesquisa foi feita em janeiro, com 1.567 profissionais.
0 Replies to “75% dos profissionais negros tem dificuldades no mercado de trabalho, afirma pesquisa ”