Com a chegada das festas de fim de ano, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em colaboração com as produtoras Kondzilla e GR6, se uniram para lançar a campanha Conscientize+1, que convida adolescentes e jovens a cuidarem de si, seus amigos e famílias durante as celebrações. Para levar a mensagem, MC Hariel, MC Soffia e Fanieh se reúnem em videoclipe gravado com a música “Cola-bora,” disponível nas redes oficiais do UNICEF e da Kondzilla, em formato para TikTok e Reels. Confira aqui.
A música, gravada por Fanieh, traz as principais informações sobre a prevenção da covid-19 em diferentes contextos como natal com a família, churrasco com amigos e saídas de ano novo, incentivando o uso de máscaras, a vacinação, não misturar copos e manter o distanciamento social. Além da cantora Fanieh, MC Hariel e MC Soffia, grande apoiadora do UNICEF em várias de suas campanhas, também participaram da produção sem cobrança de cachê.
O hit “Colabora” também pode ser usado para a gravação de vídeos curtos por adolescentes e jovens nas redes sociais, com a ideia de espalhar a mensagem e conscientizar outros meninos e meninas.
“É essencial que adolescentes e jovens reconheçam sua importância na prevenção da covid-19, dentro de suas casas e em seus círculos sociais. Sabemos que o final do ano é uma época de muitas reuniões familiares e entre amigos, então é importante que cada um faça a sua parte para frear a contaminação pelo vírus. Por isso, nos juntamos com grandes nomes para levar essa mensagem a adolescentes e jovens de todas as partes do Brasil,” diz Michael Klaus, chefe de comunicação do UNICEF no Brasil.
A campanha e jingle original foram criados pela agência de publicidade Radiola, de Brasília, e produzida com base em uma escuta de jovens de várias comunidades com a facilitação do Labjaca – laboratório de pesquisa, formação e produção de dados e narrativas sobre as favelas e periferias, localizado na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro.
Além do videoclipe, a Conscientize+1 também conta com uma série de conteúdos digitais para redes sociais e será veiculada em outras mídias, como por meio de cartazes em comunidades, e levada para espaços com participação de adolescentes e jovens. O conteúdo também faz parte de campanha da ONU Brasil sobre os cuidados com a covid-19 no período de festas e férias e será veiculada nas redes da própria ONU e demais agências do sistema.