Brasil tem a 3ª maior inflação da América Latina, perdendo apenas para Argentina e Haiti

shutterstock_703848340-628x353-1.jpeg

Preços em alta, câmbio desvalorizado, crise hídrica e assim a inflação vem de espalhando por diversas áreas no Brasil. No ranking da inflação na América Latina Brasil só fica atrás da Argentina e do Haiti, países que enfrentam, respectivamente, uma dura e persistente crise econômica e uma ebulição política e social, marcada por desastres naturais.

A inflação do Brasil chegou a 9%, enquanto a da Argentina somou 51,8% e a do Haiti, 17,9%, no acumulado em 12 meses até julho. Os dados são de um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas.

O estudo não leva em conta o desempenho da Venezuela. O país vive um colapso econômico e apresenta indicadores distorcidos, que inviabilizam a comparação com outras economias.

No fim do ano passado, o Brasil ocupava a sexta posição entre as economias da região com mais inflação. Ou seja, o quadro inflacionário brasileiro piorou mais do que em outros países.

Leia também: Governo propõe salário mínimo de R$ 1.169 em 2022, valor sem aumento acima da inflação

“Nós tivemos uma desvalorização cambial maior (do que os outros países) por causa do ambiente de incerteza num momento de juro baixo”, diz André Braz, pesquisador do Ibre/FGV.

A inflação brasileira passou a ser pressionada pela alta dos preços dos alimentos, desde o ano passado, resultado da valorização das commodities.

O aumento de itens básicos – como soja e milho – no mercado internacional e a perda de valor do real provocaram um aumento da exportação, o que levou a um desabastecimento do mercado local e, consequentemente, ao aumento dos preços.

0 Replies to “Brasil tem a 3ª maior inflação da América Latina, perdendo apenas para Argentina e Haiti”

Deixe uma resposta

scroll to top