Destaques da Semana NP: confira os livros, filmes e lançamentos musicais

Creditos_Noelia-Najera-1.jpg

Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows, exposições e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.

Teatro:

Premiado espetáculo “Buraquinhos ou O Vento é Inimigo do Picumã” utiliza realismo fantástico para denunciar o genocídio da juventude negra: Estreia no Teatro Cacilda Becker, na sexta (12 de dezembro), às 19h, e fica em cartaz até o dia 21 de dezembro, com apresentações de sexta a sábado, às 19h, e domingo, às 18h. O ingresso é gratuito. Também será oferecida uma oficina de dramaturgia gratuita, nos dias 17 e 18 de Dezembro (de 10h às 13h), também no Teatro Cacilda Becker.

Eventos

 Primeiro Natal de Duque de Caxias tem programação cultural gratuita – apresentações musicais, cortejos, decoração e contação de histórias: A programação da Orquestra Iluminada será realizada nos dias 6, 7, 12, 13, 14, 15, 19, 20 e 21 de dezembro, no Teatro Raul Cortez e na Praça do Pacificador. Entre as atrações, estão a Orquestra Viva Xerém, vinculada ao Instituto Zeca Pagodinho; a Orquestra do Instituto Brasileiro de Música e Educação, com direção de Moana Martins; _Orquestra Sinfônica e Popular Raul de Barros_; além de artistas como Arlindinho, Cacique de Ramos, Dudu Nobre, João Gabriel, Renan Oliveira, Pagodinho Bom, Bom Gosto, Grupo Sereno, Baile Zen e o Grupo Trítony acompanhado por Daniel Marinho e Júlia Joia.

A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas – Foto: Noelia Nájera.

Shows

Samba, ancestralidade e gastronomia marcam homenagem à Negra Ginga no dia 13 de dezembro, no Pelourinho: O Pelourinho recebe, no dia 13 de dezembro, a partir das 13h, uma grande celebração em tributo a Aidil Moreira de Jesus, a eterna Negra Ginga — figura central da culinária, da dança e da resistência das mulheres negras da Bahia. A homenagem acontece no Largo Tereza Batista e reúne música, memória e gastronomia afro-baiana em um encontro gratuito que celebra a força de uma mulher que transformou comida, corpo e ancestralidade em legado.

A programação musical destaca artistas e grupos consagrados da cultura afrobrasileira que atravessam gerações. Estão confirmadas as apresentações do grupo BambeiaIlê AiyêRomilson PretãoGal do Beco, Orisun Agbárà, Joseane Clímaco e Geo da Viola, formando uma potente roda de celebração preta, marcada pela vibração do samba, pelo toque ancestral e pela energia que Ginga sempre levou às ruas e ladeiras do Centro Histórico.

Leia mais notícias por aqui:“Mulheres Vivas”: mobilizações contra o feminicídio estão previstas para este domingo (7) em todo país

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top