Brasileiros preferem assistir futebol nacional do que europeu, diz levantamento

pexels-andredantasfotografia-31228528-scaled.jpg

Os torneios de futebol disputados no Brasil seguem na frente das ligas europeias no gosto do torcedor. De acordo com pesquisa realizada pela agência Nexus, encomendada pela CBF, até campeonatos estaduais e a Série B do Brasileirão aparecem com avaliação melhor do que competições como Champions League, LaLiga, Premier League e o Campeonato Italiano.

Na parte de cima do ranking de preferência estão o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Os dois torneios de futebol registram o mesmo patamar de aprovação: 66% dos entrevistados classificam as competições como ótimo ou bom. No caso do Brasileirão, 11% avaliam como regular, 4% consideram ruim ou péssimo e 19% não souberam opinar. A Copa do Brasil repete o índice de avaliações positivas e apresenta 13% de regular, 5% de ruim ou péssimo e 16% sem avaliação.

Nas regiões Norte/Centro-Oeste e Sudeste, a taxa de avaliações positivas atinge 70% entre os torcedores de futebol – Foto: Andre Dantas.

A Série A é ainda mais bem avaliada em alguns recortes específicos. Entre jovens de 16 a 24 anos, a aprovação chega a 77%. Entre homens, sobe para 79%. O índice também é elevado entre pessoas com ensino superior, 72%, e entre quem tem renda acima de cinco salários mínimos, 74%. Entre autodeclarados pretos e pardos, os percentuais são de 69% e 68%. Nas regiões Norte/Centro-Oeste e Sudeste, a taxa de avaliações positivas atinge 70% entre os torcedores de futebol.

A Libertadores surge como a terceira competição melhor avaliada, com 63% de opiniões positivas. É o torneio com a menor taxa de “péssimo”, apenas 2%, e a maior de “ótimo”, 28%. Na sequência aparece o Mundial de Clubes, com 58% de aprovação e 4% de rejeição. A Champions League fica atrás dessas quatro competições, com 54% de avaliações positivas.

Os estaduais recebem 46% de aprovação e a Série B, 45%. Já ligas como LaLiga, Premier League e Série A italiana variam entre 35% e 41%.

A pesquisa ouviu 2.006 pessoas entre 15 e 24 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Leia mais notícias por aqui: 58% deixariam o crime se tivessem oportunidade, mostra pesquisa inédita do DataFavela

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top