Carmem Virgínia é homenageada do Carnaval do Recife 2026

unnamed-edited.png

A iabassê Dona Carmem Virgínia é o destaque entre os homenageados do Carnaval do Recife 2026. Em uma festa que, em 2025, reuniu 3,5 milhões de foliões em 50 polos e destinou 98% da programação à cultura popular, a chef e guardiã de saberes de terreiro se junta ao centenário Bloco Madeira do Rosarinho e ao cantor Lenine.

Carmem Virgínia integra a festa como preservadora de saberes ancestrais ligados à gastronomia e ao Afoxé Ogbon Obá. Em 2018, foi uma das fundadoras do Ubuntu, encontro de afoxés que abençoa a festa e reúne agremiações em cerimônia religiosa que converge para o Marco Zero após a lavagem da Avenida Rio Branco, na quarta-feira da semana pré-Carnaval.

Foto: Divulgação

“É uma vitória das mulheres de terreiro e das mulheres em geral. Sou cozinheira, neta de merendeira, e carrego o exemplo da minha avó, servidora pública desta cidade. Nascida em Santo Amaro, me sinto privilegiada e emocionada. É importante acreditar em Deus, nos orixás e na gente. Este ano o Carnaval do meu Recife vai ter um gostinho a mais, com panelas e cheirinho de comida. Axé”, disse a chef.

A trajetória de Carmem sintetiza a força da ancestralidade no Carnaval do Recife. Iabassê do Afoxé Ogbon Obá e referência da cozinha de terreiro, ela articula fé, cultura e gastronomia, costurando símbolos que atravessam cortejos, ritmos e rituais.

“A escolha dos homenageados segue critérios de representatividade e reconhecimento a quem faz a festa acontecer, feita pelo folião e para o folião. Carmem, à frente do Altar Cozinha Ancestral, é voz ativa na preservação de saberes afro-brasileiros e na promoção de encontros que fortalecem nossa memória coletiva”, afirmou Milu Megale, secretária de Cultura do Recife.

Leia também: Chef Carmem Virgínia prepara menu com tradições ancestrais para receber Will Smith no Brasil

Sobre Carmem Virginia

Chef recifense, iabassê do Afoxé Ogbon Obá e referência na preservação de saberes afro-brasileiros. Lidera o Altar Cozinha Ancestral em Santo Amaro, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, e também a unidade da Vila Madalena, em São Paulo, onde transforma memória, fé e técnica culinária em projeto de identidade e inclusão.

Idealizou o Ubuntu, celebração afro-religiosa integrada ao calendário oficial do Carnaval do Recife, que reúne afoxés em ritos de purificação e agradecimento aos orixás, com banho de ervas ao amanhecer, lavagem da Avenida Rio Branco e cortejo ao Marco Zero. A chef se consolidou como uma das principais representantes da gastronomia nacional na mídia, como apresentadora do programa Uma Senhora Panela (GNT), e participações e participações nos realities Famílias Frente a Frente (SBT) e Cozinheiros em Ação (GNT). Seu trabalho já chamou atenção de grandes nomes, incluindo Will Smith, para quem preparou um jantar exclusivo em visita ao Brasil.

Deixe uma resposta

scroll to top