O Notícia Preta separou os destaques da semana, com lançamento de filme e dicas de livros. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.
Filme
“A Jeun Bó” – Filme sobre comida de terreiro – será lançado com festa e banquete a Omolu, o dia 25 de agosto, às 11h, durante a celebração do Olubajé — festa dedicada ao orixá Obaluaiê, marcada pelo oferecimento de comidas rituais em folhas de mamona, em agradecimento, busca por saúde, proteção e união — será lançada a estreia oficial do documentário A Jẹun Bó. A sessão é gratuita, aberta ao público e com acessibilidade garantida.
Dirigido pela jornalista Camila Silva WokeMi, o média-metragem é protagonizado pelo babalorixá e antropólogo Rodney William e mergulha na culinária sagrada do Candomblé, registrando mais de dois anos de festas, receitas e cotidiano do terreiro Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá, localizado em Mairiporã (SP).
Protagonizado pelo babalorixá e antropólogo Rodney William, o filme tem direção da jornalista Camila Silva WokeMi, que estreia no cinema independente conduzindo um olhar intimista e educativo sobre a cozinha de axé. Ex-repórter da Globo e GloboNews, Camila é também yawô — iniciada na tradição do Candomblé — e registra, pela primeira vez, mais de dois anos de festas, receitas e o cotidiano do terreiro.
Livro
No Agosto Lilás, romance destaca resistência de mulher negra no meio literário elitista: O lançamento dialoga diretamente com o Agosto Lilás, ao trazer como protagonista uma jovem autora negra e periférica que enfrenta formas de violência institucional, intelectual e simbólica ao tentar ocupar um espaço legítimo na cultura. O livro está disponível gratuitamente em PDF, como forma de democratizar o acesso.
LEIA TAMBÉM: Feira Preta abre inscrições para empreendedores