Corregedoria da Câmara recebe denúncia contra deputados que obstruíram trabalhos e tem 48 horas para se manifestar

image-30.png



A corregedoria da Câmara dos deputados recebeu nesta segunda-feira (11), uma notificação que abre denúncia contra os deputados aliados à base bolsonarista que obstruíram os trabalhos da Casa na última semana. O prazo para que o corregedor da Câmara, o deputado Diego Coronel (PSD-BA) se manifeste é de 48 horas, entre os pedidos de punições estão cassação de mandato e suspensão das atividades dos parlamentares envolvidos.

Na prática, a partir das denúncias, a corregedoria vai analisar os casos e posteriormente vai decidir se acata ou não os pedidos de punição protocolados a serem aplicados com base em um rito sumário adotado pela Casa, o que significa que casos do tipo sejam deferidos antes mesmo da tramitação de processos disciplinares no conselho de ética, por exemplo.

Corregedoria recebe denúncia contra deputados que obstruíram trabalhos – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


A expectativa é que o deputado Diego Coronel apresente suas considerações frente aos possíveis processos disciplinares contra os parlamentares até a próxima quarta-feira (13), após isso, a mesa diretora presidida por Hugo Motta e composta por outros seis deputados, deverá formalizar designações para concretizar as possíveis penas caso a caso.

Com a maioria de deputados do Partido Liberal (PL), poderão ser punidos os seguintes parlamentares: Nikolas Ferreira (PL-MG), Carlos Jordy (PL-RJ), Allan Garcês (PP-MA), Caroline de Toni (PL-SC), Marco Feliciano (PL-SP), Domingos Sávio (PL-MG), Zé Trovão (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF), Paulo Bilynskyj (PL-SP). marcos Pollon (PL-MS) e Julia Zanatta (PL-SC).

O presidente Lula se manifestou sobre o assunto e defendeu a cassação dos parlamentares que bloquearam os trabalhos da Câmara de deputados.

“Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado, verdadeiros traidores da pátria”, disse o presidente durante discurso no Acre.


Em paralelo a isso, também está na mesa da corregedoria da casa , um pedido da bancada do PL contra a deputada Camila Jara (PT-MS, que está sendo acusada de agressão contra Nikolas Ferreira (PL-MG), durante a volta dos trabalhos do legislativo. Imagens mostram o parlamentar caindo após uma aproximação da parlamentar e um possível empurrão, o corregedor deverá dar seu parecer junto aos demais casos.

Leia também: Protesto dos Deputados do PL visam paralisar as atividades no Congresso


Erick Braga

Erick Braga

Formado em jornalismo no ano de 2023 pela Universidade São Judas Tadeu,criado no interior da Bahia e residindo desde 2012 em São Paulo, acredita no jornalismo profissional como ferramenta de transformação social e combate a desinformação.

Deixe uma resposta

scroll to top