A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), fez a instalação da tornozeleira eletrônica em Jair Bolsonaro, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta sexta-feira (18). O procedimento que é utilizado para monitorar atividades geográficas de investigados foi adotado também na prisão das pessoas que foram detidas pelos atos antidemocráticos do oito de janeiro em Brasília.
Diferente dessas pessoas, o ex-presidente não será preso neste momento, entretanto, no pacote de medidas restritivas terá que cumprir também recolhimento domiciliar e não poderá se aproximar de embaixadas, visto que a tramitação das investigações sobre tentativa degolpe e outros crimes se encontra em fase final. Investigadores alegaram risco de fuga.
“Ele já deu sinais de que pode recorrer a uma embaixada para fugir do país”, disse um dos investigadores, ao portal g1.
Em entrevista a imprensa na Saída da SEAP, o ex-presidente foi perguntado sobre o uso da tornozeleira e disse: “Me sinto humilhado” disparou o ex-mandatário que agora está sendo monitorado constantimente pelas autoridades enquanto aguarda o julgamento por abolição violenta do estado democrático de direito e outros quatro crimes a serem julgados pela Suprema Corte.

Durante as averiguações, além da quantia US$ 14 mil dólares, a PF apreendeu também a cópia de uma ação da plataforma de vídeos Rumble move contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, e pendrive que estava escondido em um banheiro o material já foi encaminhado ao laboratório da Polícia federal e passará por averiguação. Perguntado sobre o pendrive Bolsonsaro respondeu: “desconheço.”
A defesa de Bolsonaro se manifestou sobre a investigação por meio de nota:
“A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a
imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial” Diz nota dos advogados.
Leia também: Bolsonaro está a caminho da SEAP para colocar tornozeleira eletrônica