Policial militar mata jovem ‘por engano’ em São Paulo, após confundi-lo com assaltante

image-11.png

Um policial militar foi preso após matar “por engano” o jovem negro de 26 anos Guilherme Dias Santos Ferreira. A prisão em flagrante aconteceu após o PM de 35 anos disparar contra Gulherme, que havia saído do trabalho alguns instantes antes de uma tentativa de assalto em Parelheiros, extremo sul da capital paulista.

Segundo a investigação da Polícia Civil, o jovem não tinha nenhum envolvimento com a tentativa de assalto. Apesar da prisão em flagrante, o policial foi liberado após pagar uma fiança de R$6.500 e vai responder em liberdade por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Policial militar mata jovem de 26 anos por engano em São Paulo, a vítima saia do trabalho e foi confundido com assaltante – Foto: Reprodução redes sociais

“O policial foi autuado por homicídio culposo, pagou fiança estabelecida nos termos do artigo 322 do Código de Processo Penal (CPP), e responderá ao processo em liberdade. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Polícia Militar acompanha o inquérito”. diz a instituição em nota.

No depoimento registrado em boletim de ocorrência junto ao Departamento de Homicídio e Proteção à pessoa (DHPP), o policial relatou que pilotava uma moto quando foi abordado por suspeitos que tentaram roubar sua motocicleta. Posteriormente, o agente disparou, atingindo Guilherme na cabeça que e morreu no local.

Os tiros ainda teriam atingido uma mulher de 26 anos que passa bem após ser socorrida; três motocicletas foram apreendidas no local e um outro homem também teria sido abordado e liberado após prestar depoimento.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, foram encontrados com a Vítima uma carteira, celular, remédios, carteira e até uma marmita, nenhuma arma de fogo foi encontrada com o rapaz. De acordo com os colegas de trabalho, o jovem que vinha fazendo algumas horas extras, saiu do trabalho às 22:28h e teria publicado foto do relógio de ponto com o horário, o crime teria ocorrido por volta de 22:35h, enquanto o homen corria na direção do onibus.

A Policia Militar afirmou que está acompanhando as investigações junto a Policia Civil e afirmou que o policial não responderá administrativamente por estar de folga no momento do ocorrido.

Leia também: Estudo revela que polícia mata apenas pessoas negras em Recife (PE), pelo segundo ano seguido

Erick Braga

Erick Braga

Formado em jornalismo no ano de 2023 pela Universidade São Judas Tadeu,criado no interior da Bahia e residindo desde 2012 em São Paulo, acredita no jornalismo profissional como ferramenta de transformação social e combate a desinformação.

Deixe uma resposta

scroll to top