A marca brasileira Osklen retirou de suas redes sociais uma publicação que destacava a capa da revista britânica Dazed, estrelada pelo rapper Oruam. O post trazia imagens de um editorial em que o artista aparecia vestindo peças da grife, mas foi alvo de críticas nas redes sociais, o que levou à sua remoção.
Em comunicado divulgado no Instagram, a Osklen alegou que a postagem não fazia parte de uma campanha oficial da marca e que o editorial havia sido produzido de forma independente pela revista britânica, reconhecida por seu papel no cenário global da moda e da cultura há mais de três décadas.
“A publicação no Instagram não teve como objetivo manifestar qualquer posicionamento em relação ao personagem, mas divulgar a presença da marca nessa publicação internacional”, afirmou a empresa. Segundo a nota, o conteúdo foi excluído por ter gerado “leituras divergentes em relação ao nosso objetivo”.

A marca também agradeceu as manifestações do público e disse que o episódio gerou reflexões internas. “Com este comunicado, buscamos reiterar os valores da marca relacionados à inovação sustentável, à moda, à criatividade e à cultura, e reforçar nosso genuíno compromisso com nossos clientes e parceiros e com os princípios que norteiam nossa longa trajetória”, concluiu a nota.
Leia o comunicado na íntegra:
Leia mais: ‘Lei anti-Oruam’: “Sempre tentaram criminalizar o funk, o rap e o trap”, diz artista sobre projeto
“Gostaríamos de esclarecer que a postagem da Osklen, que trouxe imagens da revista Dazed, não se trata de uma campanha oficial da marca. O editorial foi produzido de maneira independente por uma revista britânica de prestígio, que há mais de três décadas atua como radar da moda e da cultura internacional. A publicação no Instagram não teve como objetivo manifestar qualquer posicionamento em relação ao personagem, mas divulgar a presença da marca nessa publicação internacional. Retiramos o post do ar pois entendemos que a publicação trouxe leituras divergentes em relação ao nosso objetivo. Agradecemos as diferentes vozes que se manifestaram e nos fizeram refletir. Com este comunicado, buscamos reiterar os valores da marca relacionados à inovação sustentável, à moda, à criatividade e à cultura, e reforçar nosso genuíno compromisso com nossos clientes e parceiros e com os princípios que norteiam nossa longa trajetória”.