Prefeitura do Rio recua nas normas para praias e volta a permitir música ao vivo e nome da barraca

praia

Prefeitura do Rio impõe novas regras para uso das praias e gera polêmica entre comerciantes - Foto: Pexels

Nesta terça-feira (27), depois de um encontro com um grupo de representantes de barraqueiros e quiosqueiros, o prefeito Eduardo Paes (PSD) recuou na decisão de proibir música ao vivo nos quiosques da orla da cidade do Rio de Janeiro, e que os barraqueiros poderão usar os nomes dados aos espaços nas barracas, desde que sigam uma padronização. As demais proibições continuam a valer.

O decreto com as novas regras foi publicado no dia 16 de maio, com previsão para entrar em vigor no dia 1° de junho. O prefeito também voltou a permitir a venda e o consumo de bebidas em garrafas de vidro nos quiosques.

praia
Prefeitura do Rio impõe novas regras para uso das praias e gera polêmica entre comerciantes – Foto: Pexels

As mudanças no decreto foram anunciadas pelo prefeito em um video nas redes sociais, publicado nesta terça-feira (27). Nele, Eduardo afirma que as medidas foram criadas para garantir que as praias sejam um espaço democrático e público. “O que acontece é que as praias do Rio estavam caminhando, a passos largos, para a privatização”, afirmou o prefeito.

Mas internautas que criticam o projeto afirmam que as medidas na verdade restringem o uso do espaço público. “Ai pra q? Pra que @eduardopaes? Posto 9 com as bandeiras LGBT vão muito mais além de bandeiras. Ali é para mostrar que aquele pedaço vc pode ser vc mesmo, se sentir acolhido, não ter medo de curtir sendo vc. Vamos voltar atrás nisso ai“, escreveu um internauta.

Um projeto completamente higienista, quem acha q essa PL é só para preservar a natureza é no mínimo inocente“, disse outra.

Leia também: Ambulantes protestam contra proibições nas praias do Rio, determinadas por decreto da prefeitura

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top