A Spcine anunciou durante o Marché du Film de Cannes, o lançamento de um edital inédito de coprodução internacional com a África do Sul, realizado em parceria com a National Film and Video Foundation (NFVF). A apresentação oficial aconteceu no inicio da semana, em um evento que reforçou a importância da colaboração entre países do Sul Global.
O edital de Co Desenvolvimento e Work in Progress estará com inscrições abertas no período de 2 de junho a 17 de julho de 2025 e vai selecionar quatro projetos cinematográficos, sendo dois da cidade de São Paulo e dois da África do Sul. Serão apoiadas propostas em duas categorias: desenvolvimento de projeto e work in progress.

Cada iniciativa selecionada receberá um aporte de US$ 20 mil, visando impulsionar obras que abordem temas ligados à diáspora e promovam intercâmbios criativos entre os países parceiros.
“Este edital marca um passo fundamental na estratégia de internacionalização da Spcine, ao mesmo tempo em que reforça nosso compromisso com a construção de pontes entre os países do Sul Global, tendo o cinema como ferramenta de transformação e diálogo”, afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine.
Antes do anúncio, foi promovido um bate-papo sobre as possibilidades de coprodução entre Brasil e África do Sul no campo do cinema documental. O encontro mostrou um estudo de caso apresentado por Juliana Vicente, da Preta Portê Filmes (Brasil), e Neil Brandt, produtor sul-africano, destacando experiências concretas de colaboração entre os dois países.
Leia mais: Inscrições para Edital Natura Musical 2025/2026 abrem até 26 de maio