A 8ª Edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), aconteceu no início desse mês, e será transmitido neste domingo (25), na TV Globo, após o Fantástico. Essa que é a maior premiação sobre igualdade racial da América Latina, premiou personalidades negras e indígenas e organizações, que atuam em prol da igualdade racial no Brasil.
Foram 11 categorias divididas em três pilares: cultura, educação e empregabilidade. Nesta edição, o prêmio com o conceito de Carisma, formado a partir da combinação entre influência, poder e afeto, a partir da direção de Luana Génot, CEO e fundadora do ID_BR, e Tom Mendes, diretor institucional do ID_BR e do prêmio SIR.

Saiba quem são os vencedores do prêmio:
Pilar de Cultura
Categoria Arte em movimento: Batekoo
Raça em Pauta: Mídia Indígena
Destaque publicitário: Respeita meu capelo
Influência e representatividade digital: Adalberto Neto
Pilar de educação
Educação e oportunidade: Apib
Inspiração: Cacica Maria Valderice
Intelectualidade: Fernanda Kaingáng
Antirracismo ambiental (homenageado): Nelinha do Babaçu
Pilar da empregabilidade
Comprometimento racial: L’ORÉAL
Trajetória empreendedora: Psica
Liderança: Cida Bento
A noite, conduzida por um time de apresentadores composto por David Junior, Yawzar Tentehar, Thiago Oliveira, Rita Batista, Raphael Vicente, Gi Fernandes, Kiara Felippe e Indira Nascimento, também contou com shows de Belo, Sandra Sá, Majur, João Gomes, Gaby Amarantos e outros. Além da TV Globo, o evento também será transmitido no canal do YouTube do ID BR.
Leia também: Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025 acontece no Rio com presença de personalidades negras e indígenas