Energia mais cara: conta de luz vai aumentar em maio, alerta Aneel

conta_de_energia_mcajr_abr2907221116.webp

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que no mês de maio, a bandeira tarifária amarela será implementada nas contas de energia do brasileiro, o que fará com que a conta de luz fique mais cara no próximo mês. Assim, os consumidores devem se preparar para o custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

A bandeira, que estava verde desde dezembro do último ano, sem nenhum acréscimo na conta, vai mudar para a amarela, segundo a agência, por conta da redução das chuvas, chegando no período seco do ano.

Conta de luz ficará mais cara no próximo mês /Foto:  Marcello Casal Jr – Agência Brasil

Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel, no comunicado da última sexta-feira (25).

Para diminuir o impacto financeiro das contas de luz no orçamento do brasileiro, o governo estuda uma proposta de um projeto de lei que prevê a ampliação da tarifa social de energia elétrica. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a proposta prevê o desconto integral nas contas de pessoas que tenham o consumo de energia elétrica de até 80kWh/mês. 

Leia também: Preço da energia elétrica: aumento chega a 16,80% em fevereiro, aponta IBGE

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top