Justiça condena ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol por beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso

rubiales-1.webp

Luis Rubiales foi condenado a pagar uma multa de 10.000 euros por beijo em jogadora na final da Copa do Mundo feminina de futebol em 2023

Nesta quinta-feira (20), o Tribunal Superior da Espanha condenou Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), pelo beijo sem consentimento na jogadora espanhola Jenni Hermoso. O fato ocorreu na partida final da Copa do Mundo feminina de futebol de 2023, quando as jogadoras recebiam as medalhas.

Na ocasião, Luis Rubiales deu um beijo na boca da jogadora Jenni Hermoso. O ato gerou críticas e foi parar na Justiça. A jogadora, que foi vítima do assédio, ressaltou que não se sentiu confortável com o beijo.

Luis Rubiales é condenado por beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso em final da Copa do Mundo feminina de futebol em 2023 | Foto: Reprodução

O acusado foi condenado a pagar uma multa de 10.000 euros (cerca de R$54 mil) e não será preso, além de também ter sido absolvido da acusação de coerção, crime que também respondia no mesmo julgamento. A promotoria havia pedido uma pena de 18 anos de prisão.

Jogadoras espanholas tinham anunciado afastamento da seleção após caso, enquanto o então presidente da Federação continuasse no cargo. Rubiales pediu demissão após semanas de pressão, até mesmo do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. O ex-presidente da Federação Espanhola de futebol também foi banido do esporte pela FIFA.

Entenda como ocorreu o julgamento

O julgamento começou no início de fevereiro, com o depoimento de Jenni Hermoso, afirmando que o beijo não foi consensual. “Eles mancharam um dos dias mais felizes da minha vida. Recebo ameaças de morte, mensagens de todo o tipo, tive que sair de Madri”, salienta Jenni Hermoso, em audiência no Tribunal Nacional da Espanha.

O ex-técnico da seleção espanhola feminina, Jorge Vilda também era julgado no caso com mais dois ex-funcionários da RFEF, Rubén Rivera e Albert Luque. Os três foram absolvidos.

Na última semana, o ex-diretor disse que “estava totalmente certo” e que beijo foi consentido, em seu depoimento à Justiça. Já o ex-técnico, Jorge Vidal, que também prestou depoimento nesta quarta, admitiu que tentou persuadir a jogadora, Jenni Hermoso, a minimizar o beijo na boca que Luis Rubiales lhe deu, mas negou que tenha tentado forçá-la.

Rubiales não falou com a imprensa ao deixar o tribunal, onde foi sentenciado culpado nesta quinta. A jogadora Jenni Hermoso até o momento do encerramento da reportagem não se manifestou.

Leia também: Investigado por beijo, presidente da federação espanhola renuncia

Nathalia Ferreira

Nathalia Ferreira

Jornalista com pós-graduação em Social Media e MBA em Digital Business. Possui experiência em comunicação digital e corporativa, social intelligence e social media. Atualmente é consultora de comunicação em consultoria de diversidade étnico-racial. Seu propósito é impulsionar ações de impacto social através da comunição.

Deixe uma resposta

scroll to top