A moda como expressão, resistência e identidade negra é tema de aula gratuita na Escola de Comunicação Antirracista

LUANA_04-1.jpg

A Escola de Comunicação Antirracista está com inscrições abertas para a aula gratuita “A Moda como Expressão, Resistência e Identidade Negra”, uma oportunidade única para profissionais e estudantes que desejam aprofundar o entendimento sobre o papel da comunicação na luta antirracista. O encontro acontece na próxima segunda-feira (17), às 19h, de forma online pela plataforma Zoom, e tem o objetivo de sensibilizar e capacitar comunicadores para a criação de narrativas mais inclusivas, que valorizem a diversidade e evitem discursos excludentes.

A aula será ministrada por Luana de Sá, especialista com mais de duas décadas de experiência em conceito e produção de figurinos para cinema, televisão, teatro, publicidade, novelas e séries de grande impacto. Com uma carreira marcada pela liderança de equipes de até 400 profissionais, Luana tem se dedicado não apenas à estética, mas também à transformação cultural dentro do universo do entretenimento. Sua atuação pioneira no fomento de times diversos nos Estúdios Globo resultou em um marco significativo: 90% das contratações em 2022 e 2023 foram de profissionais inseridos nos pilares da diversidade. Além disso, sua forte influência no movimento de transformação cultural da emissora contribuiu para mudanças perceptíveis nos conteúdos que chegam ao público atualmente.

Luana de Sá tem experiência em conceito e produção de figurinos para cinema, televisão, teatro, publicidade, novelas e séries /Foto: Fabio Schueler

Durante a aula, os participantes terão a chance de refletir sobre como a moda vai além do visual e se estabelece como uma ferramenta de resistência, afirmação de identidade e transformação social. Serão abordadas estratégias para que profissionais da comunicação possam criar pautas e matérias que não apenas representem, mas também respeitem e amplifiquem vozes negras. O conteúdo também inclui discussões sobre como proteger a reputação de marcas por meio de práticas responsáveis e alinhadas aos valores da diversidade e da inclusão.

É preciso se entender como mola propulsora para que aconteça a virada de chave para mola transformadora”, afirma Luana, que também é mentora de profissionais de figurino e atua no desenvolvimento de novos talentos no mercado de trabalho.

A aula será transmitida ao vivo pelo Zoom. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente através do link aqui.

Leia também: O poder do audiovisual no combate ao racismo: inscreva-se na aula exclusiva com Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo

Deixe uma resposta

scroll to top