Golfo do México é rebatizado no governo Trump e presidente do México rebate: “América Mexicana”

IMG_8733.jpeg

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou na última quarta-feira (29), que seu governo enviará uma carta ao Google depois da decisão da empresa de trocar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” nos Estados Unidos, devido decreto do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O governo dos Estados Unidos já havia anunciado na sexta-feira (24) que faria a mudança e o Google confirmou na segunda-feira (27), que o nome seria mudado e mostrado de forma variante entre os países.

Presidente do México, Claudia Sheinbaum, apontando para mapa com região da "América Mexicana"
Presidente do México rebate à decisão de Google Maps / Foto: Reprodução

Claudia, aproveitou para ressaltar que quem deve mudar o nome dos mares internacionais é uma organização internacional e não um país.

“Vamos explicar conceitos de como se compõem os mares, o que são plataformas continentais, zona econômica exclusiva, mar territorial, zona contígua (conceitos que regulam e determinam a quem pertencem espaços marítimos)” disse ela.

Ela explicou também que pedirá que a “América Mexicana” apareça no no Google Maps, o serviço de mapas do Google, para referir-se ao território mexicano. As informações são do G1.

A mudança

Além do anúncio do Google Maps sobre a mudança de nomenclatura do Golfo do México para “Golfo da América”, e do pico Denali, o ponto mais alto da América do Norte, para Monte McKinley de acordo com o decretos do atual presidente.

Donald Trump aproveitou pra dizer que rebatizaria o Golfo por uma questão de justiça e que o nome novo seria mais bonito também.

Segundo o Google, a mudança será visível apenas nos Estados Unidos, para o México, continuará aparecendo como Golfo do México, e para o restante do mundo, os dois nomes aparecerão.

“Temos uma prática antiga de aplicar mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo. Para unidades geográficas nos EUA, é quando o Sistema de Informação de Nomes Geográficos (GNIS) é atualizado.”, disse o Google através do X.

Leia também: Cariúcha celebra conquista da filha: ‘Conseguiu seu nome feminino’.

Deixe uma resposta

scroll to top