Evento ‘Presente de Iemanjá’ no Rio de Janeiro une cinema, tradição e ancestralidade com entrada gratuita

Presente-de-Iemanja-Filhos-de-Gandhi-Credito-Rodrigo-Moraes-02.png

Neste domingo (02), na Praça Mauá, no coração do Rio de Janeiro, acontece o Mitologia dos Orixás – Presente de Iemanjá. O evento, com programação gratuita e diversificada que que une cinema, tradição e ancestralidade, inclui a exibição do filme “Exu Mensageiro”, documentário de Rodrigo Moraes sobre o Afoxé Filhos de Gandhi, que acontecerá no Cineclube Zezé Motta , localizado no Museu de Arte do Rio.

A celebração é promovida em parceria com o Afoxé Filhos de Gandhi-RJ, grupo afro-religioso e cultural que há 49 anos organiza o tradicional Presente de Iemanjá, atraindo milhares de pessoas para uma experiência de fé, arte e resistência cultural.

Filhos de Gandhi no evento ‘Presentes de Iemanjá’ /Foto: Rodrigo Moraes

O Presente de Iemanjá simboliza uma das maiores celebrações afro-religiosas do Brasil, destacando a força espiritual e cultural da Rainha do Mar. A programação inclui o cortejo tradicional com o grupo Filhos de Gandhi, almoço comunitário, apresentações musicais e uma feira cultural com artesanato e gastronomia africana.

Os rituais e oferendas são realizados de forma ecologicamente consciente, utilizando materiais biodegradáveis em respeito ao meio ambiente e em harmonia com os valores de preservação da natureza e das tradições ancestrais.

Programação Completa – Entrada Franca

Das 7h às 20h – Presente de Iemanjá

07h00: Xirê (ritual para os orixás), saindo da sede do Gandhi

08h00: Café da manhã comunitária gratuita

09h: Cortejo até a Praça Mauá

10h30: Saída do barco para entrega dos presentes em Iemanjá

12:00: Falas de abertura

12h30: Apresentações musicais e feira cultural

13:00: Almoço gratuito

18h00: Apresentação de Charanga Gandhi Rio

20:00: Encerramento

Programação Especial do Cineclube Zezé Motta:

15h: Exibição do filme “Exu Mensageiro”

16h15: Roda de conversa com Nathalia Lambert , pesquisadora do filme, para um debate enriquecedor sobre as narrativas ancestrais e a força cultural dos orixás.

Leia também: Dia de Iemanjá do Arpoador: terceira edição do evento no Rio tem programação gratuita

Deixe uma resposta

scroll to top