Primeira edição da feira AFRO-ART acontece em Salvador (BA) valorizando novos artistas negros e indígenas

Divulgacao-3.jpg

Visando dar mais oportunidades para artistas emergentes da nova geração, feira acontece na capital baiana entre os dias 13 e 26 de janeiro

A AFRO-ART – Feira de Arte Afro-Indígena realiza sua primeira edição em Salvador, na Bahia, com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por artistas negros(as) e indígenas da nova geração. A feira, realizada pela AfrontArt – Quilombo Digital de Arte, acontece entre os dias 13 e 26 de janeiro, no Pelourinho, com entrada gratuita.

A feira estimula o público a conhecer artistas contemporâneos da nova geração, a exemplo de Rafaela Kennedy, Emerson Rocha e Bernardo Conceição, que têm se destacado no cenário nacional e terão obras expostas e comercializadas no local. 

Obra de Emerson Rocha, presente na feira /Foto: Divulgação

Contribuindo para a comunidade tanto sob uma perspectiva sócio cultural quanto econômica, a AFRO-ART tem idealização e curadoria de Luana Kayodê, CEO da empresa, e Raína Biriba, co-fundadora e diretora executiva.

Quando tratamos de grandes galerias, menos de 4% dos artistas com obras expostas são negros; se falarmos de indígenas, os números são menores ainda. Nos meios tradicionais, há um racismo institucional muito presente. Então, nosso objetivo é oferecer um espaço para que esses artistas, jovens potências brasileiras, possam mostrar seu trabalho, agregando valor simbólico e comercial às suas obras. Queremos criar um espaço que democratize a arte, que exponha o trabalho de artistas com muito potencial  e que tragam um novo olhar para as artes”, explica Luana Kayodê.

A feira reúne cerca de 40 artistas de diversos segmentos, como fotografiailustraçãoescultura e pintura, com obras avaliadas entre R$ 3 mil e R$ 70 mil reais. Ao todo, o projeto visa promover a articulação, equidade, geração de renda e protagonismo aos artistas e profissionais envolvidos. A expectativa é que cerca de 3 mil pessoas visitem a Cardume Artes Visuais ao longo dos dias, conhecendo mais o trabalho de novos artistas brasileiros.

Além da exposição e venda de obras de arte, o evento também traz rodas de conversa abertas ao público, permitindo um maior diálogo acerca das artes negras e indígenas, bem como a importância de sua representatividade. 

SERVIÇO

[AFRO-ART – Feira de Arte Afro-Indígena]

Data: 13 a 26 de janeiro

Horário: aberto ao público das 10h às 19h

Local: Cardume Artes Visuais, Rua do Bispo, 35, Salvador

Programação: exposição e venda de obras de arte e rodas de conversa abertas ao público

Entrada gratuita 

Leia também: ”Cada vez mais temos os direitos trabalhistas questionados”, diz ator Drayson Menezes no ar em ‘Garota do Momento’

Deixe uma resposta

scroll to top