Franceses comemoram morte de Jean-Marie Le Pen, líder da extrema direita

WhatsApp-Image-2025-01-08-at-12.39.03.jpeg

As ruas das principais cidades da França foram tomadas nesta terça-feira (07) por militantes e ativistas de esquerda para comemorar a morte do ex-líder da extrema direita, Jean-Marie Le Pen, que será enterrado no próximo sábado (11). Entre fogos, bandeiras LGBTQIA+ e muitos cartazes, um deles dizia: “esse racista sujo está morto”.

Multidões marcaram presença na Praça da República em Paris, no centro de Lyon e também em Marselha, entretanto a atitude foi criticada pelo ministro do Interior francês, Bruno Retailleau, que em declaração publicada no X , disse que “nada, absolutamente nada, justifica dançar sobre um cadáver. A morte de um homem, mesmo um adversário político, deveria apenas inspirar contenção e dignidade”, publicou.

As ruas das principais cidades da França foram tomadas nesta terça-feira (07) por militantes e ativistas de esquerda para comemorar a morte do ex-líder da extrema direita – Foto: Reprodução redes sociais.

Jean foi responsável por liderar a extrema-direita francesa, e em 1972 fundou o partido Frente Nacional, com propostas anti-imigração e crítica a integração europeia, além de criticar durante a vida política a União Europeia. Em 2002 chegou ao segundo turno das eleições presidenciais obtendo 4,4 milhões de votos. Entre declarações racistas e xenofóbicas, Le Pen descreveu as câmaras de gás nazistas como “um detalhe da história”, o que o deixou conhecido como o líder do fascismo a francesa e o rendeu muitos processos.

Em sua conta do X, o líder socialista Jean-Luc Melenchon publicou mensagem dizendo que a luta contra o reacionarismo continua.

“O respeito pela dignidade dos mortos e pela dor dos seus entes queridos não elimina o direito de julgar as suas ações. Os de Jean-Marie Le Pen continuam insuportáveis. A luta contra o homem acabou. Aquele contra o ódio, o racismo, a islamofobia e o anti-semitismo que ele espalhou continua”, publicou Melenchon.

A filha e herdeira política que reformulou a Frente Nacional e modificou o nome do partido para Reagrupamento Nacional, mas mantendo algumas propostas políticas, publicou mensagem lamentando a morte do pai no X:

“Uma época venerável levou o guerreiro, mas nos devolveu nosso pai. A morte veio para tirá-lo de nós. Muitas pessoas que ele ama estão esperando por ele lá em cima. Muitas pessoas que o amam estão de luto por ele aqui. Bons ventos, bom mar, pai”, disse Marine.

Leia mais notícias por aqui: Justiça autoriza publicação de norma sobre aborto legal em menores de idade vítimas de violência sexual

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top