Relembre 10 acontecimentos da política brasileira em 2024

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26.webp

O ano de 2024 foi marcado por diversos acontecimentos marcantes e históricos, sobretudo na área política. Por isso, o Notícia Preta realizou um compilado de 10 acontecimentos políticos marcantes que aconteceram ao longo do ano, organaziados por ordem cronológica, e não por ordem de importância.

  •  ⁠Lula defende o fim da guerra na Palestina

Em fevereiro, o presidente Lula defendeu o fim da guerra entre Israel e Palestina que ocorre desde outubro de 2023. Que já conta com cerca de 44.532 palestinos mortos, além de 105.250 feridos. Pelo lado de Israel são cerca de 808 soldados israelenses mortos. Lula afirmou que o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas sim um genocídio contra civis palestinos

O Top 10 acontecimentos da política no ano. A equipe de reportagem Notícia Preta montou a lista por ordem cronológica, não por ordem de importância – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
  • Prisão dos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão.

Os irmãos Brazão, Domingos e Chiquinho, foram presos em 24 de março de 2024, os dois haviam sido delatados em janeiro como mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco pelo executor, Ronie Lessa.

  •  ⁠Enchentes do Rio Grande do Sul

No dia 28 de abril deste ano, diversas cidades do Rio Grande do Sul enfrentaram enchentes que duraram até o dia 3 de maio. O Brasil chorou com 181 mortes e mais de 806 feridos, além das pessoas que perderam suas casas.

  •  Descriminalização porte de maconha para uso pessoal

⁠Em junho o STF formou maioria para descriminalizar o porte de maconha e estabeleceu o parâmetro de 40g ou seis plantas fêmeas para diferenciar usuários de traficantes de maconha. 

  •  PL do estupro

Ainda em junho foi apresentado um projeto de lei que visava equiparar o aborto ao crime de homicídio, e também determinava que o aborto tivesse pena maior que estupro. E assim ficou conhecido como projeto de lei do estupro.

  •  Exoneração do ex-ministro Silvio Almeida após ser acusado de assédio sexual

No início de setembro, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida foi acusado de assédio sexual e foi exonerado pelo presidente Lula. O caso foi arquivado pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República em 25 de novembro de 2024.

  •  Incêndio por todo o país nos biomas amazônicos, Cerrado e Pantanal

Os incêndios começaram em junho, porém no último fim de semana de agosto as florestas arderam em chamas. Durante esse período, o país registrou um aumento significativo no número de focos de incêndios, especialmente nas regiões da Amazônia, Cerrado e Pantanal. 

  •  ⁠PEC contra escala 6×1 ultrapassou número necessário de assinaturas e poderá ser discutida no Congresso

No início de novembro, a PEC pelo fim da escala 6×1 ultrapassou o número necessário de assinaturas. Com isto pode ser o fim de um modelo em que o funcionário só tem um dia de descanso e seis de trabalho.

  •  ⁠Fim da fome e taxação dos ricos pautados no G20

O presidente Lula pautou suas bandeiras históricas no G20, e os países criaram mecanismos para concretizar o fim da fome e taxação de super ricos. Mais de 80 países anunciaram a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e uma declaração pautou criar taxação de super ricos através do G20.

  •  ⁠PF prende grupo que planejou golpe de Estado e assassinatos de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

No fim de novembro, desarticulou uma organização criminosa que planejava um golpe de Estado. A ação resultou na prisão de cinco pessoas, incluindo um policial federal e quatro militares conhecidos como “kids pretos”. Suspeitos planejaram envenenar, usar explosivos e até ataques químicos.

Leia mais notícias por aqui: “Eu quero que as pessoas vejam a minha Maré”, diz Raphael Vicente em novo episódio do videocast ‘Ekos’

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top