O brasileiro é indicado ao lado de algoz da Bola de Ouro, o espanhol Rodri
Um mês após a grande controvérsia gerada em outubro com a premiação da Bola de Ouro (France Football), a Fifa, entidade máxima do futebol, anunciou nesta quinta-feira (28) os indicados para o FIFA The Best. O atacante brasileiro Vini Jr. foi indicado para a categoria principal do evento, como candidato ao prêmio de melhor jogador masculino.
Outros nomes como o argentino Lionel Messi, que é o atual ganhador, e o espanhol Rodri, vencedor da Bola de Ouro e algoz de Vini jr, também concorrem ao prêmio. Além de Vini, outros brasileiros também estão na disputa, como seu companheiro de equipe, o Rodrygo.
Entre os indicados para o prêmio de melhor jogador masculino estão:
- Vini Jr (BRA) – Real Madrid
- Rodri (ESP) – Manchester City
- Jude Bellingham (ING) – Real Madrid
- Lionel Messi (AGR) – Inter Miami
- Lamine Yamal (ESP) – Barcelona
- Federico Valverde (URU) – Real Madrid
- Florian Wirtz (ALE) – Bayer Leverkusen
- Kylian Mbappé (FRA) – Real Madrid
- Dani Carvajal (ESP) – Real Madrid
- Erling Haaland (NOR) – Manchester City
- Toni Kroos (ALE) – Real Madrid
A premiação da Fifa analisa o período em que ocorre a temporada europeia de futebol. Ou seja, as atividades entre os dias 21 de agosto de 2023 e 10 agosto de 2024 devem ser consideradas para o prêmio.
Representantes do futebol brasileiro
Além do prêmio de melhor jogador, a Fifa também premiará o melhor XI, com um time composto por onze jogadores de diferentes posições que será eleito via votação. Por conta do desempenho do Fluminense na Copa Libertadores de 2023, o atacante German Cano, o meia Paulo Henrique Ganso e o zagueiro Nino estão concorrendo entre as suas respectivas posições. O meio campista Thiago Almada, do Botafogo, também está concorrendo.
Entre os brasileiros que atuam fora do Brasil, Vini Jr. e Rodrygo, do Real Madrid, concorrem entre os melhores atacantes, Bremer (Juventus-ITA) e Gabriel Magalhães (Arsenal-ING) estão entre os melhores defensores e o goleiro Éderson (Manchester City-ING) concorre ao prêmio de melhor goleiro.
No futebol feminino, a goleira Lorena (Grêmio), as zagueiras Rafaelle (Orlando Pride-EUA) e Tarciane (Houston Dash-EUA), a meia Gabi Portillo (Corinthians), e as atacantes Kerolin (North Carolina Courage-EUA) e Adriana (Orlando Pride-EUA) foram as brasileiras indicadas.
Leia também: “O pior Bola de Ouro da história”: internautas criticam a escolha de Rodri que foi recebido a vaias