Neste mês de novembro, o dia 20, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra e a homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, vai ser comemorado como feriado nacional pela primeira vez. A data foi estipulada como feriado em todo o Brasil em dezembro do ano passado, pelo presidente Lula.
O projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o território nacional, foi sancionado em dezembro de 2023. O texto que já havia sido aprovado no Senado em 2021, e antes de ser sancionado pelo presidente, foi aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de novembro do ano passado, com 286 votos a favor e 121 contrários.
Antes do projeto ser sancionado, a data só era considerada feriado em em seis estados. A comemoração do dia 20 remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, que foi um dos maiores do Brasil durante o período colonial, símbolo de resistência contra a escravização do povo negro no país.
Com isso, contando com esse sábado (02), o dia 20 (quarta-feira) é um dos três únicos feriados nacionais neste mês, junto com o dia 15 de novembro, Proclamação da República (sexta-feira). Sendo apenas esses dois os únicos a serem comemorados em dias de semana.
Leia também: Ano de 2024 terá menos feriados prolongados nacionais, que 2023