Escola de Comunicação Antirracista e Grupo Carrefour Brasil lançam e-book de História da Imprensa Negra no Brasil

o-homem-de-cor-v2-1-e1728066872824.webp

A Escola de Comunicação Antirracista, junto com o professor Alcino Amaral, e do Grupo Carrefour Brasil, está lançando um compilado de conhecimentos sobre A História da Imprensa Negra no Brasil, em e-book online, nesta sexta-feira (11). O download pode ser feito no site da escola, gratuitamente.

A história da imprensa negra no Brasil, faz 191 anos em 2024 e é um capítulo vital e muitas vezes negligenciado na narrativa histórica do país. Desde seus primórdios, a imprensa negra tem sido um instrumento crucial de resistência, comunicação e mobilização da comunidade negra.

A história da imprensa negra no Brasil abre portas para os comunicadores atuais / Foto Pexels

É necessário uma reflexão e rascunho sobre o ativismo negro de imprensa no Brasil, destacando práticas individuais e/ou coletivas, atreladas à veiculação de informações e saberes de produzidos por intelectuais negros direcionados à população negra e que tenham como objetivo a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo.

Nesse e-book vamos conhecer personalidades de destaque que ajudaram a levantar a imprensa negra no Brasil e que ajudaram a população negra a lutar pelas suas causas, denunciando e reivindicando dentro dos espaços que criaram dentro da imprensa.

Esses veículos de comunicação não apenas informaram, mas também serviram como plataformas de resistência contra o racismo e a desigualdade. Através de editoriais, artigos e debates, a imprensa negra foi crucial para a mobilização social, contribuindo para a formação de uma consciência coletiva e promovendo a luta por justiça social e igualdade.

Aprenda a importância da história da imprensa negra no Brasil, baixando nosso e-book: Clique aqui.

Apenas o conhecimento faz com que tenhamos um mercado mais justo e tão diverso quanto o nosso país. Por isso a Escola de Comunicação Antirracista tem o desejo de protagonizar soluções para dois grandes desafios: o combate ao racismo e o acesso à educação.

Foto da capa: Trecho do Jornal “O Homem de Côr” – 1833 / Foto: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Leia também: Escola de Comunicação Antirracista e Grupo Carrefour Brasil lançam e-book de Semiótica Antirracista

Deixe uma resposta

scroll to top