Como parte das comemorações dos 80 anos do Teatro Experimental do Negro (TEN) e dos 110 anos de nascimento de seu fundador, Abdias Nascimento (1914-2011), a primeira reedição de “Dramas para Negros e Prólogo para Brancos”, obra organizada por Abdias Nascimento (1914-2011), chega as livrarias em outubro pela Temporal Editora em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro).
O evento de lançamento será realizado no Theatro Municipal do Rio e no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), nos dias 11 e 13 de outubro, respectivamente.
Além do livro, essas datas e espaços vão receber uma série de atividades como debate e exibição especial do filme “Ecos do Teatro Experimental do Negro”, dirigido por Daniel Solá Santiago, que apresenta encenações e depoimentos, explorando o impacto do TEN na valorização da cultura negra e nas mudanças cênicas do país. O filme traz entrevistas inéditas com Bibi Ferreira, Lázaro Ramos, Léa Garcia, Aílton Graça e Ruth de Souza, entre outros.
Publicado pela primeira vez em 1961, o livro é uma coletânea pioneira de peças teatrais que abordam as questões raciais no Brasil. A nova edição inclui as nove peças e o prólogo, presentes na edição original, além de textos inéditos que evidenciam a trajetória e a relevância do TEN, tanto no contexto da dramaturgia quanto na luta contra o racismo.
Entre as peças reunidas estão títulos como O filho pródigo, de Lúcio Cardoso, Sortilégio, mistério negro, de Abdias Nascimento – em sua primeira versão –, Anjo negro, de Nelson Rodrigues, entre outros.
Leia mais notícias por aqui: Nove em cada dez líderes de pequenas e médias empresas enfrentam dificuldades financeira em seus negócios, diz pesquisa