Chegou na base aérea do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo na última quarta-feira (6), o avião da Força Aérea Brasileira que trouxe repatriados que estavam no Líbano. A medida se deu devido ataques à Israel pelo Irã que se intensificaram desde o dia 1 de Outubro, marcando uma nova etapa de confrontos do Oriente Médio.
De acordo com dados da FAB, foram 228 pessoas trazidas, sendo 10 bebês de colo e 3 animais domésticos, na operação nomeada como ”Raízes do Cedro”, nome escolhido em referência ao cedro, árvore símbolo do Líbano. O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recepcionou os recém-chegados.
O trâmite foi coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), confirmando o compromisso com a segurança dos cidadãos no exterior. O voo que partiu de Lisboa na noite anterior, onde foi feita uma parada técnica para reabastecimento, é uma iniciativa do Governo Federal.
Um novo avião será enviado para repatriar uma nova lista de cidadãos que pediram ajuda do governo federal. Estima-se a meta de devolver ao Brasil, 500 pessoas por semana no Líbano. Mais de 3 mil pessoas demonstraram interesse para voltar para o país. De acordo com o MRE, às vezes diminuem o número de pedidos, pois as pessoas acabam se abrigando por meios próprios, por conta dos riscos.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines.“, disse o governo por meio de nota.
Leia também: Ataques do Irã contra Israel preocupam governo brasileiro: “É necessário cessar-fogo”.