Pesquisa mostra que 84% dos alunos brancos se sentem acolhidos no ambiente escolar, enquanto isso apenas 78% do alunos negros sentem essa segurança, os dados são do Observatório Fundação Itaú em parceria com o Equidade.Info.
Cerca de 70% dos estudantes entendem que os alunos negros são respeitados no ambiente escolar, porém quando se aplica o recorte racial entre os entrevistados há uma diferença perceptível. Ao todo 8% dos alunos brancos discordam que os negros são respeitados, mas o número cresce quando questionam aos alunos negros, que cerca de 13% discorda que os negros são respeitados.
O acolhimento diminui à medida que os alunos avançam nas etapas de ensino. No ensino médio, essa tendência é mais evidente, pois, com o passar do tempo, os alunos tendem a apresentar uma resistência natural em relação aos colegas.
Segundo Lavini Castro, educadora antirracista, mestre em Relações Étnico Raciais, ao provocar a sensibilização de um olhar diferenciado para as crianças e juventude negras, é possível maior engajamento para a promoção de espaço de conscientização e construção de identidades. Além disso, é fomentado o entendimento da importância do compromisso antirracista para muito além do professor, mas de toda a comunidade escolar.
Leia também: 21% dos professores brancos não sabem o que fazer em casos de racismo em sala de aula, diz pesquisa