Durante um discurso na Cúpula do Futuro na ONU, nesta segunda-feira (23), o presidente de Angola, João Lourenço, afirmou que é necessário aumentar a luta para erradicar a pobreza em todo o mundo. Segundo ele, este é “o maior desafio global do nosso tempo e um requisito indispensável para alcançar o desenvolvimento sustentável”.
Para o angolano, as pessoas em situação de vulnerabilidade precisam estar no foco das ações e que as oportunidades devem ser distribuídas de forma semelhante, inclusive em países em desenvolvimento, para alcançar ambições maiores, segundo informações da ONU News.
“A República de Angola defende que não é possível construir-se um mundo equilibrado, seguro e sustentável, em que a dignidade e o acesso às oportunidades, sejam um benefício exclusivo de um pequeno grupo de privilegiados, em detrimento da maioria da população mundial. Defendemos igualmente a necessidade de se alcançarem consensos sobre a reforma da arquitetura financeira mundial e da arquitetura da dívida soberana mundial, sendo isso crucial para que tenhamos um sistema financeiro internacional mais justo e capaz de servir também os interesses dos países em desenvolvimento“, destacou no discurso.
Além disso, João fez um apelo pelo aumento da participação de mulheres e jovens nas tomadas de decisão dentro e fora da Cúpula do Futuro, já que segundo ele esses grupos são “motores vitais de transformação e modernização da humanidade”.
Leia também: Paridade de gênero na política só acontecerá em 2063, aponta ONU