“Não pode mais ter homem hétero branco nas novelas”, diz ator Thiago Fragoso sobre oportunidades na TV

Snapinsta.app_450344199_18442300639000492_2088439850482720289_n_1080.jpg

Em entrevista à Folha de S.Paulo o ator Thiago Fragoso, questionou a falta de oportunidades na TV, e atribuiu isso por ser um homem branco, loiro e heterossexual. “Entrou um não pode mais ter homem hétero, branco“, disse ele. A fala polêmica gerou reações nas redes sociais, com internautas ironizando a fala de Thiago, e outros se revoltando com a posição do ator.

Força guerreiro“, escreveram alguns. Outros afirmaram que o ator estava falando de “racismo reverso”, e se revoltaram. “Até isso é prerrogativa da branquitude“, escreveu uma internauta. O ator está de fora do elenco fixo da TV Globo desde julho do ano passado, emissora na qual ficou por mais de 20 anos.

O ator Thiago Fragoso deu uma entrevista à Folha de S.Paulo sobre o mercado audiovisual /Foto: Reprodução Redes Sociais

O ator disse que o mercado audiovisual brasileiro está “parado e esquisito” e também questionou que o momento é pautado por quem tem o maior número de seguidores. “Em cada novela ou série, eu tenho a chance de fazer um personagem. Ou sou eu, ou o Jonas Bloch, ou o Herson Capri, ou o namorado da Larissa Manoela , que também é loiro de olhos azuis“, disse ele.

Apesar do questionamento do ator, a presença de artistas negros, ainda mais no audiovisual, é ainda hoje vista como uma barreira, apesar dos poucos avanços destacados por alguns atores e atrizes. Em 2023, pela primeira vez a TV Globo estava com atores negros protagonizando as três novelas no ar, e na época, o feito foi comemorado por artistas.

“Uma conquista fruto de uma luta grande dos movimentos negros pelo reconhecimento da realidade do nosso país e valorização dos nossos talentos”, disse a atriz Taís Araujo, que foi a primeira atriz negra a estrelar uma novela da Globo em “Da Cor do Pecado”, e também a primeira a interpretar uma protagonista negra no horário nobre em “Viver a Vida”.

Ao Notícia Preta o Mestre Ivamar, que estava na telenovela “Amor Perfeito” (TV Globo), falou sobre a presença dos artistas negros nas obras audiovisuais. “A pouco tempo atrás, as novelas traziam sempre os atores negros numa condição subalternizada. Hoje em dia isso vem mudando, e eu estou podendo contribuir com a transformação política do país”, disse.

Leia também: “Precisamos inspirar e criar igualdade de oportunidades as futuras gerações de atores negros”, diz Mestre Ivamar

Deixe uma resposta

scroll to top