Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, 99,9% dos incêndios em São Paulo foram causadas por ação humana. A informação foi divulgada na última segunda-feira (26). A Polícia Federal já abriu dois inquéritos para investigar as causas das queimadas na região, e até o momento cinco suspeitos já foram presos por colocarem fogo em áreas de mata.
A Defesa Civil estadual informou 48 cidades do interior estão em situação de alerta, e vão continuar até o próximo sábado (31). Ribeirão Preto, Campinas e até a Região Metropolitana de São Paulo podem ser afetadas com as queimadas que já tomam o estado desde a última sexta-feira (23), e que se intensificaram o final de semana.
34 mil hectares de área já foram queimados, mas os focos já foram controlados. Até o momento três homens foram presos no final de semana, outro foi detido em flagrante por atear fogo em uma área de pastagem no município de Batatais, nesta segunda, e o último foi flagrado por uma câmera de segurança em uma motocicleta, ateando fogo em uma área de mata, em São José do Rio Preto.
Com a situação alarmante, a ministra do Meio Ambiente e do Clima Marina Silva, disse para o blog do Valdo Cruz, da Globonews, que defende que a pena para grupos criminosos responsáveis por incêndios coordenados, seja aumentada.
Leia também: Ministra Marina Silva defende que pena para grupos criminosos que coordenam incêndios seja maior