Defesa Civil diz que 99,9% dos incêndios em SP foram causados por ação humana

pin6418.webp

Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, 99,9% dos incêndios em São Paulo foram causadas por ação humana. A informação foi divulgada na última segunda-feira (26). A Polícia Federal já abriu dois inquéritos para investigar as causas das queimadas na região, e até o momento cinco suspeitos já foram presos por colocarem fogo em áreas de mata.

A Defesa Civil estadual informou 48 cidades do interior estão em situação de alerta, e vão continuar até o próximo sábado (31). Ribeirão Preto, Campinas e até a Região Metropolitana de São Paulo podem ser afetadas com as queimadas que já tomam o estado desde a última sexta-feira (23), e que se intensificaram o final de semana.

A Defesa Civil de São Paulo afirmou que 99,9% dos incêndios no estado foram causadas por ação humana /Foto: Paulo Pinto – Agência Brasil

34 mil hectares de área já foram queimados, mas os focos já foram controlados. Até o momento três homens foram presos no final de semana, outro foi detido em flagrante por atear fogo em uma área de pastagem no município de Batatais, nesta segunda, e o último foi flagrado por uma câmera de segurança em uma motocicleta, ateando fogo em uma área de mata, em São José do Rio Preto.

Com a situação alarmante, a ministra do Meio Ambiente e do Clima Marina Silva, disse para o blog do Valdo Cruz, da Globonews, que defende que a pena para grupos criminosos responsáveis por incêndios coordenados, seja aumentada.

Leia também: Ministra Marina Silva defende que pena para grupos criminosos que coordenam incêndios seja maior

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top