Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado divulgada nesta semana, 81% dos brasileiros se preocupam com a desinformação durante as eleições, por considerarem que ela pode afetar “Muito” os resultados eleitorais. Foram ouvidos 21.808 brasileiros de todas as regiões do país, entre 5 e 28 de junho deste ano.
Por entenderem que as fake news são passadas principalmente pelas redes sociais, 78% avaliam como “Muito importante” o controle de notícias falsas nessas plataformas, para garantir uma disputa justa nas eleições. Em outubro deste ano acontecem as eleições municipais, com candidatos concorrendo para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
“A pesquisa do DataSenado evidencia a crescente preocupação dos brasileiros com a disseminação de notícias falsas e a percepção dos impactos na democracia“, conclui o material. Segundo a pesquisa, 72% dos usuários de redes sociais já viram notícias que desconfiam serem falsas nas redes sociais, nos últimos seis meses.
A partir dessa campanha, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a regulamentar o uso das redes sociais e da inteligência artificial durante as eleições, para conter a divulgação de notícias falsas sobre eleições e candidatos.
Leia também: 52,73% dos 453 mil candidatos para as eleições municipais de 2024 se declaram negros