Delegação brasileira em Jogos Paralímpicos Paris terá maior participação feminina da história

53350645877_8ecd8c435e_c.jpg

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam a ser disputados a partir da próxima quarta-feira (28), e seguem até 8 de setembro. Com os atletas já definidos para representar o Brasil, a delegação este ano contará com a maior participação feminina da história. Dos 255 atletas, 117 são mulheres. Ou seja 45,9% da delegação.

O Brasil vai competir em 22 modalidades. No atletismo, por exemplo, modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas paralímpicas, 33 mulheres vão representar o país nesta edição. Já na natação 16 atletas femininas vão representar o Brasil, e elas seguem sendo maioria no levantamento de peso, taekwondo, remo e  tênis de mesa.

Julyana Cristina da Silva representa o Brasil no atletismo /Foto: Douglas Magno / CPB

Uma delas é Julyana Cristina, que compete nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de disco, medalhista de bronze no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

A maioria feminina nas Paralimpíadas repete a campanha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando a delegação brasileira também contou com a maior representação feminina da história, e acabou conquistando a maior parte das medalhas também. Das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil, 12 foram conquistadas exclusivamente por mulheres, incluindo as 3 medalhas de ouro.

O Brasil tem um bom histórico de campanhas nas Paralimpíadas. Foram 373 medalhas conquistadas em 11 edições. A melhor campanha foi em Tóquio 2020, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes, 72 no total, ficando na sétima posição.

Leia também: CPB lança campanha para fomentar torcida por atletas paralímpicos

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top