Espetáculo de dança “Ancestralidade em Movimento” faz curta temporada na Bahia

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O espetaćulo “Ancestralidade em Movimento”, do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, com direção e concepção da professora e coreógrafa Edileuza Santos, estará em cartaz a partir desta terça-feira (20), até sexta-feira (23). As apresentações são às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (Campo Grande), com ingressos a venda na plataforma Sympla. 

A montagem tem como ponto de partida a pesquisa “Corpo Tambor: Um Novo Olhar da Dança de Expressão Negra”, metodologia em dança fruto de vivências e experiências ao longo dos anos de Edileuza Santos, enquanto bailarina e coreógrafa, que tem como referencial as culturas de matrizes estéticas negro-africanas na Bahia, tendo como fio condutor a religião do Candomblé.

O espetaćulo “Ancestralidade em Movimento” /Foto: Ted Ferreira

Em cena, o público assistirá uma coreografia espiralar, composta por fragmentos de memórias, amálgamas como pedras ancestrais de um amanhã. Sete intérpretes colocam em encruzilhada/palco as sonoridades expressivas de seus corpos, vindas em Diáspora. “Ancestralidade em Movimento” conjuga o passado com o presente e a reflexão sobre o futuro, em um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade com a dança, música, história, imagem e poesia.

É um espetáculo ritualístico dentro do universo holístico  em que tudo gira em torno do cosmo que é o sentido do àse, onde o movimento do círculo representa a criação e a recriação de vida, são representações imagéticas onde se concentra o àse da nossa existência”, descreve a coreógrafa.

Dançar é performar, inscrever. (…) Nas culturas predominantemente orais e vivenciais, como as africanas e as indígenas, o corpo é, por excelência, local e ambiente da memória”, concebe a dramaturga, poeta e ensaísta carioca – residente em Belo Horizonte, Leda Maria Martins. Edileuza Santos comenta que a obra é consequência de um processo criativo colaborativo, em que cada intérprete se conecta com o corpo ancestral  e suas poéticas que formam as suas identidades.

Brenda Falcão, Cauã Borges, Isla Haiala, Joseh Jara, Maiane Mendes, Monalisa Azevedo e Uiliane Monteiro nos levam a caminhar no tempo, a mergulhar nas águas yabás das memórias, para nos reconhecer e resistir. A trilha sonora, que tem direção e produção de Gilberto Santiago, foi especialmente composta pelas mãos potentes de músicos-performers percussionistas – Lucas de Gal, Caroline Mota, Ângelo Santiago e convidado Léo Jesus.

Uma musicalidade espiralar, que traz os sons dos couros em soma com sintetizadores e cordas eletrônicas da contemporaneidade, a partir dos corpos em movimento dos intérpretes. O diretor musical Gilberto Santiago, também músico da obra, diz que todo o processo criativo se deu através de uma imersão sensorial, onde sempre havia uma carga emocional importante, acompanhando com o olhar, aos movimentos da dança. 

O deixar- se levar pelos gestos e expressões dos dançarinos, pela condução falada da coreógrafa, pelos pontos enfatizados por ela, bem como pela constante presença de um cantar ritmado, com o qual ela conduzia as aulas e muitas vezes, gestos da cena. O uso por parte dela, de expressões vibrantes e metáforas em representação aos movimentos e cenas, também alimentou a criatividade e imaginação musical”, conta o músico. 

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