“Contar histórias de pessoas que sonham e acreditam nas suas histórias”, diz Rene Silva sobre seu programa

Captura-de-tela-2024-08-14-090412-900x600-1.png

Ele era funkeiro, pai de família, empreendedora, trabalhadora, cantor, artista. Milhares de brasileiros e brasileiras que carregam o mesmo sobrenome, mas com trajetórias únicas. A missão do programa “Não era só mais um Silva” comandado por Rene Silva a partir deste sábado (17), na TV Globo, é mostrar a diversidade e a potência dessas pessoas, sejam anônimas ou famosas.

Em entrevista ao Notícia Preta, o jornalista, ativista, comunicador e fundador do Voz das Comunidades explicou o objetivo do programa nas tardes de sábado, na emissora. “Quando a gente reúne essas histórias, a maioria de pessoas pretas e de origem humilde, a gente quer contar histórias de pessoas que sonham e acreditam nas suas histórias, que vão vencer”, pontua Rene. 

O programa “Não era só mais um Silva” comandado por Rene Silva a partir deste sábado (17), na TV Globo /Foto: Manoella Melo / Globo

Serão 3 episódios, a partir deste sábado, logo após a novela ‘Cheias de Charme’, ao som de uma versão exclusiva do Rap do Silva, do Bob Rum, compositor da música original. O programa contará histórias de silvas anônimos e famosos, que possuem histórias relacionadas, e promovendo um encontro entre eles. O primeiro é o cantor e compositor Xande de Pilares, o Alexandre Silva de Assis. 

Rene comenta sobre como o cantor, em sua participação, falar sobre como os Silvas podem vencer. “O Silva é muitas das vezes um cara sofredor, batalhador, mas ele vence porque ele persiste e não desiste”, conta o ativista, que antes mesmo do programa estrear, já recebe uma série de mensagens nas redes sociais, celebrando o projeto. 

O jornalista ainda explica que levar diferentes Silvas para o centro do programa, tem a intenção de desmistificar a imagem que o sobrenome passa. “A gente sempre ouviu falar que Silva é sobrenome de pobre, Silva é aquilo, sempre um preconceito com ele. E a gente com o programa quer ressignificar esse nome, trazer orgulho e pertencimento”. 

Os outros famosos entrevistados por ele são a influenciadora Boca Rosa, que é Bianca Andrade Silva, no segundo episódio, e no terceiro com o cantor Toni Garrido, Antônio Bento da Silva Filho. Rene vai até o local em que eles foram criados, para promover esse encontro.

Rene já prevê o impacto do programa para as pessoas, mas também para si mesmo. “Como cria do Morro do Adeus, do Complexo do Alemão, e também fundador do Voz das Comunidades, veículo de comunicação para as favelas, hoje, estrear esse programa aqui na TV Globo, tem um significado muito importante. A gente está furando muitas bolhas, rompendo muitas barreiras e chegando em lugares que muitas vezes disseram que não íamos chegar. Então apresentar um novo formato e contar novas histórias, para mim, é motivo de muito orgulho“.

O programa estreia às 14h30 na TV Globo Rio.

Leia também: Rene Silva recebe Medalha Tiradentes, maior honraria do Estado do Rio de Janeiro

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top