Brasil registra quase 4.700 tentativas de fraude ‘golpe do 0800’ por hora, revela pesquisa

WhatsApp-Image-2024-08-13-at-14.16.49.jpeg

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha em colaboração com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que o Brasil registrou, em média, 4.678 tentativas de golpes via aplicativos de mensagens ou chamadas telefônicas a cada hora, nos últimos 12 meses.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Essas fraudes, popularmente chamadas de “golpe do 0800”, “golpe da falsa central de atendimento” ou “golpe da confirmação de compra”, envolvem um criminoso que finge ser representante de uma empresa, tentando persuadir a vítima a realizar uma compra ou transferir dinheiro.

Esses golpes envolvem criminosos fingindo ser representantes de empresas para enganar as vítimas. / Foto: Joédson Alves – Agência Brasil

O jornalista Denilton Neves é um exemplo de quem já foi vítima desse tipo de golpe. Ele compartilhou que caiu em fraudes duas vezes: a primeira ao tentar comprar plantas, e a segunda ao adquirir um kit de roupas e acessórios. Nas duas situações, Denilton foi atraído por promoções tentadoras em redes sociais e, ao realizar o pagamento via Pix, o site e todas as informações da suposta loja, desapareceram. Ele perdeu cerca de R$ 600 no total.

Eu caí no golpe duas vezes, transferi o dinheiro via Pix e, em segundos, o site sumiu. O barato sai caro demais”, reflete o jornalista, destacando a importância de verificar o CNPJ e buscar depoimentos confiáveis antes de realizar compras online.

A pesquisa apontou que, em um cenário mais específico, ocorreram 4.504 tentativas de golpe relacionadas a transferências ou boletos falsos, onde o criminoso se passa por funcionário de um banco, buscando validar uma suposta tentativa de compra ou transferência, e induz a vítima a fornecer dados bancários, culminando no roubo de dinheiro.

Outras modalidades de golpes

Além do “golpe do 0800”, o levantamento também registrou 4.633 casos por hora em que consumidores suspeitaram de preços muito abaixo do mercado em compras online. Houve ainda 2.506 ocorrências de pessoas que pagaram por produtos que nunca chegaram.

Fraudes envolvendo pagamento via Pix ou boletos falsos somaram 1.979 casos por hora, enquanto golpes com cartões de crédito foram reportados por 1.226 pessoas. Golpes financeiros originados em publicidade digital atingiram 1.220 vítimas a cada hora.

Apesar do crescimento das transações digitais, golpes mais tradicionais continuam a fazer vítimas. A pesquisa contabilizou 1.713 casos por hora de pessoas que receberam cédulas falsas e 482 de vítimas do golpe da maquininha de cartão.

Subnotificação de crimes cibernéticos

Um dos principais achados da pesquisa é a subnotificação de crimes cibernéticos no país. Muitas vítimas de golpes digitais não registram boletim de ocorrência, especialmente em casos onde a tentativa de fraude não foi bem-sucedida. 

Por exemplo, 25% dos entrevistados relataram ter suspeitado de preços online muito abaixo do mercado, mas apenas 10% registraram o caso.

A pesquisa entrevistou 2.508 pessoas entre os dias 11 e 17 de junho de 2024 e possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia também: Novo emprego e salário baixo são principais motivos de pedidos de demissão no Brasil, diz pesquisa

Lucas Santos

Lucas Santos

Lucas Santos é estudante de comunicação social, com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ingressou na TV UFMA em novembro de 2022, trabalhando na produção de pautas jornalísticas e reportagens. Em junho de 2023, começou a estagiar na TV CIDADE, afiliada da RECORD. Atualmente, Lucas continua trabalhando com jornalismo diário na TV UFMA, exercendo a função de produtor e repórter. Além disso, faz trabalhos com fotografia, gerenciamento de redes sociais e redação.

Deixe uma resposta

scroll to top