“Especial Mulher Negra” com Zezé Motta chega na quarta temporada no E! Entertainament

Aline-Wirley-Zeze-Motta-e-Sheron-Menezes-no-Especial-Mulher-Negra.-Credito-Miguel-Sa-O-GLOBO.jpg

O E! Entertainment celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha – que também homenageia a líder quilombola Tereza de Banguela –, com a nova edição do Especial Mulher Negra, que estreia nesta quinta-feira (25), às 23h. Pelo quarto ano consecutivo, a atriz e cantora Zezé Motta está à frente do programa que mescla música, bate-papo, depoimentos e convidadas especiais.

A quarta edição chega com pautas sobre maternidade, saúde, autoestima e os sonhos da mulher negra. Um bate-papo que abre os caminhos para novas gerações, que estão ao lado daquelas que continuam o legado.

Zezé Motta, que completou recentemente 80 anos de vida, é um referência na cultura afro-brasileira, a artista é considerada um ícone da negritude brasileira, que além de atriz também é cantora. Durante seus mais de 54 anos de carreira, ela rompe barreiras e põe no centro da cena artística nacional as múltiplas dimensões do protagonismo feminino.

Aline Wirley, Zezé Motta e Sheron Menezes no Especial Mulher Negra/ Foto: Miguel Sá – O GLOBO

A apresentação é de duas mulheres de grande destaque atualmente. Uma delas é a atriz e apresentadora Sheron Menezzes, que declara: “Colocar quatro mulheres de histórias diferentes para conversar, celebrar e dividir as suas conquistas foi muito lindo, cada uma da sua maneira. Zezé é um exemplo pra mim, uma grande inspiração, e o meu objetivo nessa jornada é realmente inspirar outras meninas e outras mulheres, como ela me inspirou.’’

A atriz e cantora Aline Wirley completa a dupla de apresentadoras. ‘‘A Zezé é referência, lembra todas as mulheres da minha família, e quando eu olho para ela, me traz felicidade. Participar deste especial é uma honra para mim que bebo dessa fonte, porque trabalho com arte e sei o quanto é difícil ser artista e ser mulher negra neste país. Estar aqui hoje é um presente. Esse especial tem como essência trazer a verdade, a alegria e a arte com a Zezé. Tem espaço pra gente falar de temas importantes e relevantes, ao mesmo tempo que tem essa sensibilidade em trazer toda a beleza, o movimento e a delicadeza que é a mulher negra em essência’’, declara.

Uma das participações do especial é a cantora, apresentadora e empresária Preta Gil. ‘‘O Especial Mulher Negra é o sinal de uma geração que resistiu, lutou e que venceu. É representatividade para uma série de mulheres e homens que vão assistir à gente e entender como vale a pena lutar, se arriscar, se expor. A Zezé é um símbolo disso, e todas nós também. É um especial de representatividade e inspiração para muita gente’’, conta Preta.

O programa conta ainda com grandes depoimentos de convidadas, como a jogadora de vôlei e medalhista olímpica Fernanda Garay, a cantora e apresentadora Gaby Amarantos, a atriz Erika Januza e a cantora Liniker

Além da importância de debater e pôr em destaque as questões que pertencem ao universo da negritude, o Especial Mulher Negra 2024, preocupa-se com impacto social e, por isso, conta com o apoio do Movimento Surfistas Negras, um projeto criado em 2019 com o intuito de dar visibilidade para mulheres negras e nordestinas na cena do surfe.

A direção e o roteiro do especial são de Clara Anastácia, cineasta e roteirista criada na Favela da Pedreira, zona norte do Rio de Janeiro. A diretora ganhou destaque com o filme ‘‘Escasso’’ (2023), projeto que foi considerado um dos sete melhores filmes do ano pela Film at Lincoln Center no MoMA (EUA) na mostra “Novos Diretores, Novos Filmes de 2023”. A idealização e criação do projeto são de Anderson Clayton, Vinicius Belo e produção executiva de Enzo Bitarães.

Leia também: Zezé Motta é homenageada em aniversário de 80 anos com programação no Canal Brasil

Deixe uma resposta

scroll to top