Após ser chamada de ‘Chica da Silva’ por Carla Zambelli, Benedita responde: “medidas estão sendo tomadas”

WhatsApp-Image-2024-07-03-at-15.44.59.jpeg

Durante uma live realizada na última terça-feira (02) a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamou a também deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de “Chica da Silva”. Nesta quarta-feira (03) a candidata do partido dos trabalhadores usou seu perfil oficial no X (antigo Twitter), para comentar sobre a fala e informar quais atitudes vai tomar.

“As medidas necessárias já estão sendo tomadas. Obrigada a todo mundo que prestou solidariedade e mandou lindas mensagens. Estou nessa vida política há mais tempo do que essa deputada tem de vida. E cheguei até aqui com respeito, trabalho e muita luta”, disse ela.

Zambelli ficou irritada por não poder falar na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 em Maceió, quando se referiu a Benedita dessa forma. “Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente… não sei porque que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse.

A fala da deputada do PL foi criticada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que acusa a parlamentar de racismo. Chica da Silva foi uma mulher escravizada no século 18, que depois de alforriada se tornou uma mulher influente na sociedade colonial. 

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, prestou solidariedade a Benedita em seu perfil do X (antigo Twitter). “A deputada Benedita da Silva (@dasilvabenedita) é uma das maiores referências da política nacional. Uma inspiração para homens e mulheres que lutam por um país democrático, desenvolvido e sem racismo. Deputada Benedita, amamos a senhora e sempre estaremos ao seu lado“.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT), saiu em defesa da deputada em uma publicação em seu Instagram.“São inaceitáveis as falas desrespeitosas e de cunho racista se referindo a Benedita, referência para o Brasil, para a política e para a Democracia. Benedita abriu caminhos para muitas e muitos de nós, e é nossa inspiração cotidiana”

Leia também: Gloria Pires é condenada a indenizar em R$ 500 mil ex-cozinheira que trabalhava mais de 12 horas por dia

Deixe uma resposta

scroll to top