O aplicativo de relacionamento OKCupid realizou uma pesquisa com seus usuários, que mostrou que cerca de 47% das mulheres brasileiras gostariam de apagar um ex-namorado de uma foto que gostam. A ação é uma parceria do programa e do editor de fotos de IA, Photoroom, que visam salvar as fotos, retirando a antiga paixão da imagem.
A média global mostra que cerca de 51% dos entrevistados manifestaram o desejo de eliminar a presença de um ex em uma foto, enquanto 49% não expressaram essa vontade. A pesquisa recebeu mais de 185 mil respostas e indica que cerca da metade dos solteiros da Geração Z (54%) e da geração Millennial (50%) dizem que têm uma boa foto de si mesmos da qual já quiseram apagar um ex.
Quanto aos motivos, 43% dizem que não querem ver o ex, enquanto 41% querem superar o término do namoro, e 16%, que querem usar a foto em um perfil de aplicativo de namoro.
O recurso fornecido pela ferramenta ‘Ex-terminado’ é simples de usar. Os usuários podem carregar as imagens, selecionar o objeto indesejado e permitir que a tecnologia faça o restante do trabalho. Em questão de minutos, a pessoa é removida da imagem.
Quando se trata de fotos de perfil de namoro em geral, a maioria dos solteiros do OKCupid (58%) prefere uma foto individual ou selfie de si mesmos, enquanto 37% escolhem uma foto deles fazendo algo que amam. Apenas 5% optam por fotos com a família ou amigos.
Quanto às fotos que querem ver de uma pessoa compatível em um perfil de namoro, quase sete em cada 10 usuários (67%) preferem fotos individuais de alguém; 17% querem ver possíveis parceiros praticando um hobby ou em férias; 10% gostam de vê-los com animais; e 6% adoram fotos com a família ou amigos.
Leia também: 58% aprova leis de proteção a LGBTQIAP+, mas 61% rejeita demonstração de afeto, mostra pesquisa