O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prevê a publicação de um edital de concurso público, no segundo semestre de 2024. O banco estima que o concurso terá 150 vagas de nível superior para preenchimento imediato, e 30% delas, serão destinadas para candidatos negros e negras, e pelo menos 10% das vagas para pessoas com deficiência (PCDs).
Segundo o BNDES, neste que é o primeiro concurso da instituição após um intervalo de 12 anos, será a primeira vez que o banco contempla as áreas de Ciência de Dados e Cibersegurança em um concurso, que tem no cargo de Analista, um salário inicial de R$ 20,9 mil.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
Os admitidos no novo edital ingressarão no BNDES, em um novo Plano de Cargos e Salários, como no cargo de Analista, que exige formação em nível superior. Mas na área de Ciência de Dados, candidatos com diploma de qualquer graduação poderão concorrer.
“Por ser uma área de atuação nova e disputada por diversas organizações, com pessoas de múltiplas formações a ela se dedicando, a nova ênfase em Ciência de Dados terá requisito de acesso amplo, aberto a qualquer formação de nível universitário”, informa a diretora de Pessoas, Tecnologia da Informação e Operações do BNDES, Helena Tenório.
Segundo informação publicada no Diário Oficial da União, a Fundação Cesgranrio será a banca responsável pela organização do concurso para a vaga de Analista, com foco em Administração, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Análise de Sistemas – Suporte, Análise de Sistemas – Cibersegurança, Arquitetura-Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional.
Leia também: BNDES destina verba do Fundo da Amazônia para merenda escolar