Argélia inaugura maior mesquita da África, com templo que comporta 120 mil pessoas

mesquita-de-argel.jpg

A Argélia inaugurou a maior mesquita do continente africano no último domingo (25). A Grande Mesquita de Argel, capital do país localizado no norte da África, já era frequentada por religiosos desde 2020, mas só foi inaugurada de maneira oficial no final do último mês, com um evento cerimonial. O templo é a terceira maior mesquita do mundo.

A construção comporta 120 mil pessoas na sala de oração, e possui o mais alto minarete do mundo, com 265 metros de altura. O minarete, é a torre de uma mesquita, local do qual se anuncia as cinco chamadas diárias à oração islâmica.

Argélia inaugura maior mesquita da África - 29/02/2024 - Mundo - Folha
Interior da Grande Mesquita de Argel, na Argélia – Foto: Ludovic Marin/AFP

O evento de inauguração ocorre próximo ao Ramadã, período de mais ou menos 30 dias, considerado muito importante para os muçulmanos, no qual realizam jejum e intensificam orações. O templo começou a ser construído em 2012, e terminou em 2019.

Ocupando um espaço de 27,75 hectares, esta é a terceira maior mesquita do mundo, atrás apenas da Al Haram em Meca, que tem capacidade de abrigar 2 milhões de pessoas de uma só vez, e da Mesquita do Profeta em Medina, que comporta 1 milhão pessoas, ambas na Arábia Saudita.

Mas a construção trouxe uma grande polêmica, pois de acordo com a Al Jazeera custou quase U$900 milhões, cerca de R$4,4 bilhões. O projeto foi elaborado no governo do ex-presidente Abdelaziz Bouteflika, que segundo o The Guardian, queria que o templo tivesse o seu nome, assim como a mesquita Hassan 2º leva o nome de um Rei do Marrocos.

Mas além de não nomear o templo, Bouteflika também não chegou a inaugurá-la, pois em 2019 o país passou por uma série de protestos. O presidente que estava no poder há 20 anos e por quatro mandatos, renunciou. O atual presidente do país é Abdelmadjid Tebboune.

Leia mais: Mais de 60% dos moradores de favelas e bairros periféricos do Brasil têm conta digital, diz pesquisa

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top